Um levantamento da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), revelou que, em 2024, foram registradas 65 mil ocorrências de incêndios que provocaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica no Brasil.
O número representa um aumento de 38% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 47 mil interrupções causadas por fogo. Segundo a entidade, o avanço das queimadas está diretamente relacionado ao aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, sobretudo no período seco do ano (julho a setembro), em que a baixa umidade do ar e a escassez de chuvas criam condições favoráveis à propagação do fogo.
No terceiro trimestre de 2024, foram registradas 19 mil interrupções. “A cada ano estamos vendo no setor um aumento do número de casos de interrupções no fornecimento de energia causado por queimadas”, afirmou Marcos Madureira, presidente da ABRADEE, em nota à imprensa.
Segundo ele, esse cenário mostra que o impacto dos eventos climáticos, como as secas prolongadas, têm “crescido sobre o segmento de distribuição de energia e sobre a vida das pessoas”, acrescentou.
De acordo com a associação, entre 2020 e 2024, mais de 21 milhões de consumidores foram afetados por interrupções no fornecimento de energia provocadas por incêndios próximos à rede elétrica.
Para enfrentar o problema, a ABRADEE informou que as distribuidoras têm investido em tecnologias de monitoramento e prevenção, como o uso de drones, helicópteros, sensores e mapeamento de áreas de maior risco.
A associação reforçou, em seu comunicado, o pedido para que a população evite práticas que favoreçam o surgimento de incêndios, como soltar balões, fazer fogueiras, descartar bitucas de cigarro nas estradas ou utilizar fogo para limpeza de terrenos. Em caso de foco de incêndio, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros ou a distribuidora local.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.