A Albioma garantiu um financiamento de R$ 120,5 milhões junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), utilizando recursos do Fundo Clima e do FINEM, para acelerar a conclusão de oito projetos de energia solar de pequena escala e antecipar o pagamento de notas comerciais emitidas em 2024. A operação contou com o apoio da Watt Capital.
Com capacidade total de 30,2 MWp, os empreendimentos estão distribuídos entre regiões do interior de São Paulo e de Minas Gerais, abrangendo três concessões de distribuição, e somam investimentos estimados em R$ 150,7 milhões.
Segundo Eduardo Tobias, sócio-diretor da Watt Capital, a negociação envolveu uma preparação de mais de dois anos. Renato Steffen, diretor financeiro da Albioma, explicou que a opção pelo modelo de corporate finance foi estratégica.
“Optamos por esta estrutura considerando o menor custo all-in e maior alavancagem, mesmo com a necessidade da fiança bancária por todo o prazo da dívida”, explica
Steffen ainda disse que, na modalidade project finance, as exigências do BNDES tornam a operação mais onerosa, com seis meses de reserva de serviço da dívida e ICSD mínimo de 1,3, acima dos padrões internacionais para projetos fotovoltaicos.
Por outro lado, a disponibilização de recursos do Fundo Clima e a flexibilização parcial do sistema de amortização de SAC para PRICE foram fundamentais para viabilizar a operação em um momento de alta taxa de juros”, completou.
Para o diretor presidente da Albioma no Brasil, Christiano Forman, a operação reforça a parceria estratégica com o banco de desenvolvimento.
“Esta é nossa segunda contratação junto ao BNDES para projetos fotovoltaicos. O banco também é um grande parceiro em nossas usinas de cogeração a biomassa e projetos de produção de biogás e biometano. O BNDES tem um time de análise muito qualificado e sua estratégia de blended finance tem sido importante para viabilizar economicamente novos projetos”, evidenciou
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.