O Governo do Espírito Santo publicou o edital nº 90001/2026 com o objetivo de contratar serviços de fornecimento de energia elétrica, incluindo a migração de unidades consumidoras estaduais para o mercado livre e a gestão do consumo. O recebimento de propostas vai até 25 de fevereiro.
O contrato, com valor estimado em R$ 80,6 milhões, terá vigência de 60 meses. Além do fornecimento, a empresa vencedora deverá prestar serviços de acompanhamento técnico e regulatório, bem como representar as unidades consumidoras na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
A expectativa do governo é que a migração para o mercado livre resulte em uma economia de aproximadamente R$ 64,8 milhões ao longo do período contratual, o que representa uma redução de cerca de 26% nos custos com energia em comparação ao mercado cativo.
Com o objetivo de reforçar o compromisso ambiental do Estado, o edital estabelece que a energia contratada seja proveniente de fontes renováveis, com certificação internacional.
“Além da economia financeira, a iniciativa busca ampliar a previsibilidade dos gastos públicos, ao adotar preço fixo por todo o período contratual, reduzindo a exposição a reajustes tarifários, bandeiras tarifárias e variações do mercado regulado”, informou o governo em nota à imprensa.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.