O avanço do armazenamento de energia e da mobilidade elétrica desponta como uma das principais tendências do setor solar brasileiro.
A avaliação é da Growatt, que duas semanas após a Intersolar South America 2025 reforça que a receptividade do mercado às suas novas linhas de inversores híbridos, microinversores de alta potência e carregadores de veículos elétricos indica uma mudança no perfil da demanda.
De acordo com a companhia, clientes residenciais e comerciais estão cada vez mais atentos à necessidade de resiliência energética, com sistemas capazes de manter o fornecimento em caso de falhas da rede e, ao mesmo tempo, integrar baterias, geradores e módulos de maior potência.
Neste cenário, a fabricante destacou que está comprometida em fornecer sistemas fotovoltaicos e de armazenamento inteligentes, eficientes e confiáveis.
“A missão da empresa é clara: capacitar residências e empresas em todo o mundo a alcançarem independência energética, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional e contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável”, pontuou a empresa.
“Mais do que produtos, apresentamos na Intersolar sua visão para a transição energética, conectando inovação tecnológica, sustentabilidade e independência energética”, acrescenta.
Armazenamento em alta
Durante os três dias do evento, a Growatt destacou inversores híbridos com funções avançadas de UPS, operação em paralelo e prioridade para cargas críticas.
Segundo a empresa, esses recursos foram projetados para atender consumidores que buscam independência energética e melhor aproveitamento da geração solar distribuída. Confira as características de cada solução apresentada na feira:
SPH 10000TL-HU / HU-US: inversor híbrido monofásico 220Vca ou bifásico 127/220Vca, com Grau de Proteção IP65. Compatível com baterias de baixa tensão da Growatt e de outros fabricantes no mercado brasileiro. Possui função UPS integrada, com tempo de chaveamento de apenas 10ms em caso de apagões, entrada para gerador a diesel e porta de carga inteligente. Seu design com duas saídas CA prioriza cargas críticas, garantindo energia ininterrupta 24/7. Até seis unidades podem ser conectadas em paralelo;
SPE 6000–12000US: inversor híbrido bifásico 127/220Vca, Grau de Proteção IP20, disponível em versões de 6kW a 12kW — incluindo modelo exclusivo de 7,5kW para o mercado brasileiro. Compatível com baterias de baixa tensão, possui dupla entrada CA + chave de transferência integrada para conexão perfeita com geradores a diesel. Suporta funções de peak shaving, gerenciamento inteligente de cargas de backup e carregamento configurável da bateria (por potência, horário ou fonte). Pode ser expandido para até nove unidades em paralelo;
WIT 15-50K-HU-L2: inversor híbrido trifásico 220Vca ou 380V, Grau de Proteção IP66, compatível com baterias de baixa tensão da Growatt e de terceiros. Conta com função UPS (10ms), entrada para gerador a diesel e porta de carga inteligente, garantindo fornecimento de energia ininterrupta. Assim como o SPH, possui saídas CA inteligentes que priorizam cargas críticas. Até seis unidades podem operar em paralelo.
Microinversores adaptados à nova geração de módulos
De acordo com a Growatt, a linha NEO, compatível com módulos de até 650 W, chamou atenção por atender à tendência de módulos cada vez mais potentes no Brasil. O design em baixa tensão CC e a conformidade com as normas de desligamento rápido (RSD) foram apresentados como diferenciais em termos de segurança e praticidade.
A família de microinversores NEO traz soluções flexíveis e de alto desempenho para sistemas residenciais:
- NEO 800–1000M-X: 2 MPPTs com corrente de entrada de até 18A;-
- NEO 2000M-X e NEO 2250–2500M-X2: 4 MPPTs, também com corrente de até 18A.
Mobilidade elétrica no radar
Outro destaque foi a expansão da linha THOR. A Growatt exibiu carregadores residenciais em corrente alternada (7 kW, 11 kW e 22 kW), além de carregadores rápidos em corrente contínua, de 40kW a 200kW.
“Agradecemos a todos os clientes e parceiros que visitaram nosso estande durante a feira. Foi um prazer compartilhar nossas soluções e fortalecer ainda mais nossa parceria”, completou a fabricante.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.