Na última quarta-feira (10), a Operação Equi-Cobre resultou na recuperação de 2 toneladas de cabos furtados, na prisão de 12 pessoas e na apreensão de materiais elétricos avaliados em R$ 78,2 mil.
A ação integra uma mobilização permanente realizada ao longo de 2025 pelas equipes do Grupo Equatorial, em parceria com as forças de segurança pública, com foco no combate ao furto e à receptação de materiais da rede elétrica.
No acumulado do ano, a Operação Equi-Cobre já possibilitou a recuperação de mais de 63 toneladas de cobre e outros materiais elétricos, com valor estimado em R$ 2,4 milhões.
Ao todo, 159 pessoas foram presas em ações realizadas nos sete estados de atuação da companhia: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.
As fiscalizações incluem vistorias em ferros-velhos, recicladoras e pontos de coleta, com o objetivo de identificar materiais de origem suspeita e interromper a cadeia de comercialização ilegal.
Além de cabos de cobre e alumínio, a operação recuperou ao longo de 2025 cerca de 20 transformadores, diversos equipamentos elétricos e 184 postes desviados.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.