A Helexia Brasil deu início a construção de quatro usinas fotovoltaicas no Estado do Amazonas. Entre as novas usinas, está a implantação de Açaí 07, com capacidade instalada de 6,95 MWp e Açaí 6, em Iranduba (AM).
As outras duas plantas também já estão em construção em Manacapuru (AM), com Açaí 4 e Presidente Figueiredo em Açaí 09. Ao todo, as quatro usinas vão adicionar 12,88 MWp de potência instalada ao estado do Amazonas, o que equivale a uma geração anual de 23,70 GWh. Cerca de 40% da mão de obra é local.
Para Aurélien Maudonnet, CEO da empresa, os projetos contribuem diretamente para reduzir o consumo de diesel na região, ajudando o estado a passar por um processo de transição energética. “Uma vez que a energia solar além de limpa é mais barata, além de contribuir com o desenvolvimento regional, com a geração de emprego e renda para a população local”, afirma.
Helexia Brasil capta R$ 170 milhões em debêntures para expandir projetos de GD
Além disso, uma das principais iniciativas é a parceria com o Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) para a implantação de sistemas agroflorestais no sul do Estado. Este ano, está prevista a conclusão de seis dos 25 hectares planejados, com o plantio de cerca de 17 mil mudas, das quais 3,5 mil são de espécies nativas e 13,3 mil de café.
“Além do impacto positivo para efeito de sequestro de carbono, o plantio dessas espécies vai beneficiar as comunidades da região contribuindo para a movimentação da economia local, ao fomentar a cadeia de produção de grãos de café e frutas”, conclui Pablo Mena, Gerente de Projetos e Novos Negócios da Helexia Brasil.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.