A Helius nomeou Rafael Chagas como seu novo Sales Manager, com a missão de fortalecer a presença da empresa no Brasil e expandir suas operações no país em 2026.
Com oito anos de experiência no setor de energia solar, o executivo construiu sua trajetória atuando diretamente com geração distribuída e soluções renováveis voltadas ao mercado brasileiro.
Pós-graduado em Energias Renováveis, ele vem liderando, nos últimos anos, iniciativas comerciais e estratégicas representando grandes nomes da indústria, conectando fabricantes, distribuidores e integradores.
Em um mercado altamente competitivo como o brasileiro, o novo Sales Manager destaca que seu principal objetivo será entender profundamente os movimentos do setor, que passa por uma grande transformação, e que pode oferecer soluções eficientes para atender às necessidades dos clientes locais.
“Meu foco é garantir que a Helius continue sua expansão de maneira sólida e rentável, sempre mantendo uma base firme para o crescimento”, afirmou.
Segundo ele, um dos principais diferenciais da companhia está na estrutura já consolidada no país que já possui sete anos de operação e um time local completo, que envolve vendas, logística, pós-vendas, área administrativa e marketing.
Com um olhar voltado para o futuro, o Sales Manager diz ainda que 2026 será um ano estratégico para a consolidação da Helius no país e para a ampliação da atuação na América Latina.
“Pretendemos intensificar o foco no Brasil, onde já contamos com distribuidores de referência, adicionando nossos parceiros, bem como investimentos em outros países da américa latina, ofertando o que há de mais avançado na indústria fotovoltaica alinhadas às necessidades de nosso mercado”, concluiu.
De acordo com o gerente de vendas, a grande diversidade de marcas e a disparidade de qualidade geram certa confusão nos consumidores, o que pode dificultar a escolha dos melhores produtos.
“Hoje existem muitas marcas, com diferentes níveis de qualidade, o que às vezes acaba confundindo o cliente e gerando uma visão generalizada que nem sempre reflete a realidade. O caminho da Helius é continuar valorizando o que diferencia, a qualidade real dos produtos e o relacionamento próximo com parceiros e distribuidores que também prezam por isso. É essa combinação de confiança, parceria e entrega consistente que, na minha opinião, fortalece a marca e gera resultados duradouros”, destacou.
Nesse contexto, ele acredita outro diferencial da Helius está em sua capacidade de oferecer produtos de alta qualidade, aliados a um relacionamento próximo com distribuidores e parceiros, criando uma base sólida de confiança que sustenta a longevidade da empresa.
“Acredito muito no poder das parcerias construídas com confiança e benefícios mútuos onde tanto os clientes quanto a Helius crescem juntos. Pretendo usar minha experiência e meu perfil de relacionamento para aproximar ainda mais a empresa de seus parceiros, entendendo de perto suas necessidades e oferecendo um suporte verdadeiro, que vá além do comercial”, enfatizou.
“Para mim, relacionamentos duradouros constroem com constância, transparência e propósito compartilhado e é exatamente nisso que quero focar”, acrescentou.
Ele também destaca que o desenvolvimento de um time local, que compreenda as especificidades de cada mercado, é um dos pontos-chaves para o sucesso da operação no Brasil.
O executivo explica que, ter pessoas atuando de perto com o mercado de cada país, traz mais agilidade, maior entendimento das necessidades dos clientes e integração real com a cultura de inovação que a empresa já carrega.
“Reforçar esse movimento de investir nas pessoas, valorizar ideias e incentivar a troca entre times é o que vai continuar impulsionando a Helius a se destacar, sempre se adaptando com rapidez e mantendo o foco em entregar valor de verdade”, ressaltou.
Ele apontou também que o lançamento do módulo fotovoltaico Helius Anti-Dust é um exemplo claro dessa abordagem, onde o produto foi desenvolvido para facilitar o escoamento natural de água e sujeiras, oferecendo a auto-limpeza e geração de energia.
Para ele, esse tipo de desenvolvimento é a prova de que a empresa pode se antecipar em soluções que agregam valor real aos clientes com inteligência de P&D pensando o design a serviço do aumento da geração de energia.
O Sales Manager comenta que ao assumir a liderança comercial da Helius Sunlink PV vai além de um desafio profissional. Trata-se de um compromisso com um mercado em plena transformação, que exige presença, escuta ativa e capacidade constante de adaptação.
“Assumir uma posição comercial na Helius Sunlink PV em um mercado tão competitivo como o brasileiro exige foco, aprendizado contínuo e capacidade de adaptação. Meu principal objetivo será compreender os movimentos do setor, que vive uma grande transformação, para apoiar os clientes locais com as soluções Helius”, concluiu Rafael.
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