O Governo do Paraná assinou nesta semana um protocolo de intenções com a UNE (Universidad Nacional del Este), gestora do PTI-PY (Parque Tecnológico Itaipu Paraguai), para criar um Hub Binacional de Inovação. A geração de energia limpa está entre os principais eixos estratégicos da iniciativa.
Ao anunciar o acordo, o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, afirmou que a medida representa “um passo concreto para transformar a nossa fronteira em um ambiente de desenvolvimento tecnológico e de soluções reais para a população”.
O projeto prevê a utilização de ativos regionais, como a estrutura hidrelétrica de Itaipu e o potencial para produção de hidrogênio verde, integrando universidades, governos locais e centros de pesquisa do Brasil e do Paraguai.
Para o reitor da UNE, José Sanchez, a cooperação amplia o intercâmbio científico e tecnológico. Segundo ele, “a parceria nos dá acesso a tecnologias avançadas e fortalece o intercâmbio de pesquisas e projetos que vão gerar benefícios para o Alto Paraná”.
Além de energia renovável, o Hub atuará em áreas como inteligência artificial, logística estratégica e cidades inteligentes. Está prevista também a criação de uma Escola de Métodos para formação técnica em inovação e desenvolvimento de soluções públicas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.