Iguá Rio garante operação 100% abastecida por fonte solar

Abastecimento certificado evita emissão de cerca de 1,3 toneladas de CO2 por ano
Abastecimento certificado evita emissão de cerca de 1,3 toneladas de CO2 por ano
Foto: Rafael Campos/Governo do Rio de Janeiro

As operações da Iguá Rio, concessionária de saneamento que atende 1,2 milhão de pessoas no estado do Rio de Janeiro, passaram a ser atendidas com 100% de energia renovável, a partir de fonte solar.

A empresa já vinha consumindo 90% de energia renovável em suas atividades, proveniente de usinas fotovoltaicas e eólicas, certificadas por meio de I-RECs. Com a entrada em operação de mais uma usina solar exclusiva, a terceira, a transição foi totalmente concluída.

A Iguá Rio utiliza a modalidade de autoconsumo remoto, possibilitando o direcionamento dos créditos de energia para qualquer área, dentro da rede da mesma concessionária distribuidora.

O abastecimento elétrico, na prática, é compensado por meio de créditos gerados em duas usinas operadas pela Faro Energy, gestora de ativos solares. Cada uma é responsável por uma compensação equivalente a 2,3 mil MWh/ano.

A tecnologia aplicada nessas fazendas, localizadas em Cabo Frio (RJ), permite o uso dos créditos gerados em períodos de alta incidência e também em períodos de baixa radiação.

Em seu plano nacional, o Grupo Iguá Saneamento iniciou a transição energética em 2019, com a entrada no Mercado Livre de Energia. Em 2022, a empresa firmou parceria com a Elera Energias Renováveis. A contratação se dá por meio de autoprodução de energia.

Atualmente, cinco unidades da Iguá se valem desse arranjo. A maior parte da eletricidade é produzida no Complexo Solar Janaúba, onde há uma usina dedicada exclusivamente para a Iguá, com capacidade para 50 MWh/ano.

A estimativa é a de que o setor de saneamento consome cerca de 3% do total da energia produzida centralizadamente no país. Segundo a Iguá Rio, a mudança na matriz energética da empresa evita emissão de cerca de 1,3 toneladas de CO2 por ano, ação que equivale ao plantio anual de 8.233 árvores.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.