Na manhã do último domingo (21), um incêndio de grandes proporções causou a explosão de um tanque de óleo de transformador na subestação da Cemig em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
O fogo teve início às 6h e mobilizou rapidamente as equipes do Corpo de Bombeiros. Sete militares do Pelotão de Neves foram enviados ao local para controlar as chamas.
O incêndio ocorreu em um tanque de óleo com capacidade para 13 mil litros, o que aumentou o risco de explosão e complicou a ação das equipes.
Em nota, o Corpo de Bombeiros do Governo do Estado de Minas Gerais informou que, para o combate eficiente ao fogo, os bombeiros utilizaram espuma, que age por abafamento e resfriamento, ajudando a reduzir o tempo de controle das chamas e os riscos à segurança das equipes.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros ainda estão presentes no local, e a situação já foi considerada sob controle. A Cemig também notificou que o incêndio resultou na interrupção do fornecimento de energia para aproximadamente 470 mil clientes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa informou que o restabelecimento teve início quatro minutos após a interrupção e que em menos de uma hora, 99% dos clientes foram religados. Além de Ribeirão das Neves, as cidades afetadas incluem Belo Horizonte, Betim, Contagem e Esmeraldas.
Incêndio em subestação provoca apagão em todas as regiões do Brasil
A companhia já está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e minimizar os impactos para a população.
Apesar do susto, não há informações sobre vítimas ou danos significativos à estrutura da subestação. As causas do incêndio ainda serão investigadas pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.