Em um cenário de crescimento da busca por soluções que garantam eficiência energética, estabilidade operacional e redução de custos, o armazenamento de energia tem se consolidado como uma alternativa estratégica para diversos setores da economia.
Na indústria, onde o consumo é contínuo e a energia é parte essencial do processo produtivo, tal solução ganha cada vez mais relevância. É nesse contexto que a Ster Bom, indústria referência no setor alimentício no Rio Grande do Norte, recebeu seu primeiro sistema BESS (Battery Energy Storage System). O sistema instalado – modelo BESST Max da SecPower – tem capacidade de 200 kW / 430 kWh.
De acordo com a fabricante, o equipamento foi projetado para atender uma das principais necessidades da indústria: assegurar o fornecimento de energia em processos críticos, além de permitir grande economia com os gastos com energia elétrica, armazenando energia nos horários onde a tarifa é mais barata – hora fora ponta – e utilizando essa energia nos períodos onde ela é mais cara – hora ponta.
Ademais, permite outras práticas tais como o peak shaving (ou time shifting) e o backup de energia para garantir a continuidade da produção mesmo na falta da energia elétrica principal.
A adoção do sistema de armazenamento traz impactos diretos na operação da Sterbom, como:
- Economia estimada de mais de R$ 5,4 milhões ao longo da vida útil do sistema;
- Payback em 4,5 anos;
- Redução no consumo e nas emissões de CO₂, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade;
- Integração com o mercado livre de energia, otimizando a gestão da demanda.
O próximo passo é triplicar a capacidade instalada, agregando outros benefícios como o peak shaving. A Ster Bom, que já operava no mercado livre de energia por meio da Canyon Energia, dá um novo passo na transição energética ao investir no armazenamento como parte de sua estratégia de eficiência e competitividade.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.