A partir de terça-feira (26), o Expo Center Norte, em São Paulo (SP), recebe a Intersolar South America 2025, principal feira de energia solar da América Latina e integrante da plataforma The smarter E South America.
Segundo a organização, com a meta de acelerar soluções integradas de energia, a maior aliança de feiras para o setor energético da América Latina visa criar uma realidade energética voltada para o futuro, integrando não apenas energias renováveis, descentralização e digitalização, mas também soluções cruzadas entre os setores de eletricidade, calor e transporte, rumo a um fornecimento de energia sustentável e contínuo.
A organização é realizada pela Solar Promotion International, Pforzheim e Freiburg Management und Marketing International, com a coorganização da Aranda Eventos & Congressos.
Abrangendo quatro feiras e quatro congressos, a plataforma reunirá profissionais e líderes de mercados globais para apresentar as mais recentes novidades, tendências e tecnologias em energia:
- Intersolar South America: A maior feira e congresso da América Latina para o setor solar;
- ees South America: Evento essencial para baterias e sistemas de armazenamento;
- Power2Drive South America: Foco em infraestrutura de recarga e eletromobilidade;
- Eletrotec+EM-Power South America: Dedicado à infraestrutura elétrica e gestão de energia.
O evento reunirá toda a cadeia de valor da energia fotovoltaica e de soluções de armazenamento de energia, com fabricantes e distribuidores de módulos, células, sistemas de rastreamento, BoS e diversas aplicações dedicadas.
Marcas globais e locais apresentam suas tecnologias mais recentes, com foco em rentabilidade, economia e atualização sobre os avanços do setor. E, pela quinta vez, o Canal Solar estará presente como mídia parceira do evento.
Com expectativa de 68 mil visitantes, a feira também será palco do Congresso Intersolar South America. A programação traz debates sobre os principais temas do setor fotovoltaico no Brasil e no mundo.
Painéis e debates
Entre as sessões que integram o congresso, que segue até quinta (28), destaca-se o debate sobre “O panorama do setor elétrico brasileiro”, mostrando que, apesar dos desafios conjunturais e estruturais, a energia solar teve seu melhor desempenho histórico em 2024.
No painel, que acontece no 2º andar do Expo Center Norte, na sala Cantareira 3-5, especialistas compartilharão perspectivas sobre políticas públicas, planejamento, regulação, operação e mercado.
Outro tema de discussão será “Novas estratégias para um setor elétrico em transformação” é o tema do debate que acontece às 16h. Nessa sessão, serão abordadas quais estratégias e modelos de negócios estão se desenhando para aproveitar a abertura total do mercado, a aceleração da eletrificação e a entrada de novos grandes consumidores.
Outros assuntos em pauta no congresso Intersolar South America 2025 envolvem o marco regulatório da GD (geração distribuída), demandas emergentes por energia solar e experiências internacionais no mercado solar.
Outros temas do congresso incluem:
- Marco regulatório da geração distribuída;
- Demandas emergentes por energia solar;
- Experiências internacionais no setor.
Números do setor solar
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), desde 2012 o setor já trouxe ao país:
- Mais de R$ 266 bilhões em investimentos;
- A geração de 1,7 milhão de empregos;
- A redução de 86,6 milhões de toneladas de CO₂ na geração elétrica.
Para Rodrigo Sauaia, CEO da entidade, as oportunidades vão além: o Brasil pode ampliar seu protagonismo com tecnologias como armazenamento de energia, inteligência artificial e hidrogênio verde. No entanto, destaca que é preciso avançar em políticas públicas e regulações para viabilizar todo o potencial solar do país na transição energética.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.