Inversor híbrido split-phase da Fox ESS opera cargas em 127/220 V no mesmo sistema

Equipamento possui ainda eficiência de 97,8% e suporta até quatro baterias HV
Canal Solar - Inversor híbrido split-phase da Fox ESS opera cargas em 127220 V no mesmo sistema
Equipamento conta com grau de proteção IP65. Foto: Fox ESS/Divulgação

O setor de energia solar vem avançando cada vez mais na busca por soluções que unam flexibilidade, economia e segurança energética. Entre os destaques está o inversor híbrido split-phase série US da Fox ESS, que atende aplicações residenciais e comerciais não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e em toda a América Latina.

Com design monofásico de fase dividida (split-phase), o inversor conta com conexão CA (fase + fase + neutro + terra), permitindo operar cargas em 127 V e 220 V no mesmo sistema. De acordo com a empresa, essa flexibilidade atende desde casas e pequenos negócios até projetos maiores que demandam mais potência. 

Por ser híbrido – ou seja, combinar geração fotovoltaica, armazenamento em bateria e uso inteligente da energia da rede – a solução também pode ser utilizada em apartamentos, ampliando ainda mais as possibilidades de aplicação.

Outro diferencial é a capacidade de expansão: cada inversor US pode trabalhar com até 4 baterias de alta tensão (HV) em paralelo, aumentando a autonomia e a capacidade de armazenamento.

Na prática, o modo híbrido permite capturar o excedente de energia gerado pelos painéis solares durante o dia para carregar as baterias enquanto alimenta as cargas. Essa energia armazenada pode, por exemplo, ser usada nos horários de pico, quando a tarifa da rede é mais cara – estratégia conhecida como Time Of Use (ToU) ou Energy Shifting – ajudando a reduzir os custos com energia. 

Em caso de queda de energia, o cliente fica protegido pois o inversor também funciona como backup, garantindo fornecimento para cargas prioritárias praticamente sem interrupção. A comutação para o uso das baterias é feita em no máximo 20 milissegundos, garantindo continuidade no fornecimento, com oscilações muitas vezes imperceptíveis.

Entre os destaques técnicos, o modelo oferece alta eficiência de conversão, que pode chegar a até 97,8%, suporta sobredimensionamento de 100%, conta com grau de proteção IP65 para instalação em áreas externas e permite monitoramento remoto via site, Wi-Fi ou aplicativo FoxCloud 2.0 – em português.

“Em resumo, o inversor híbrido split-phase série US da Fox ESS vai além de uma solução tradicional de energia solar: oferece flexibilidade para diferentes tensões, escalabilidade para crescer junto com o projeto e funções inteligentes como backup e peak shaving”, concluiu a empresa

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.