A IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) lançou uma chamada de propostas voltada a impulsionar o desenvolvimento e o financiamento de projetos de energia renovável na América Latina.
A iniciativa convida desenvolvedores, governos e agentes do setor a submeterem propostas que poderão ser consideradas para apoio financeiro por meio da CIP (Plataforma de Investimento Climático) e da plataforma ETAF (Energy Transition Accelerator Financing), duas ferramentas destinadas a facilitar o acesso a capital e parcerias para energias limpas na região.
As propostas submetidas até 1º de março de 2026 terão prioridade no processo de avaliação, com o objetivo de acelerar a mobilização de recursos e oferecer instrumentos de redução de risco que estimulem a descarbonização das economias latino-americanas, promovendo uma transição energética justa e sustentável.
O edital é aberto a projetos desenvolvidos em diversos países da região, incluindo Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.
O que é a CIP?
A CIP é uma iniciativa conjunta da IRENA, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da SEforALL (Sustainable Energy for All), em colaboração com o Green Climate Fund, cujo objetivo é mobilizar investimentos em tecnologias renováveis em países em desenvolvimento.
Para serem elegíveis no âmbito do CIP, os projetos devem ter ultrapassado a fase conceitual e possuir estudos de pré-viabilidade ou preliminares, além de estar alinhados com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das ONU e com as prioridades nacionais de ação climática.
Já a plataforma ETAF é direcionada a projetos de energia renovável de médio a grande porte que exigem investimentos de capital significativos. Esses projetos devem ter estudos de viabilidade concluídos, demonstração de disponibilidade para conexão à rede, contratos de compra de energia vigentes e capacidade financeira para receber financiamento.
A ETAF oferece acesso a instrumentos financeiros com um total de US$ 4 bilhões comprometidos por seus parceiros globais, com o objetivo de acelerar a implementação de soluções de energia limpa em economias emergentes.
Mais informações podem ser obtidas, neste link.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.