A Itaipu Binacional apresentou, na última quarta-feira (8), um barco 100% movido a hidrogênio verde, combustível que não emite gases do efeito estufa. O projeto foi desenvolvido pelo Itaipu Parquetec, centro de inovação em energia limpa da hidrelétrica, e é o primeiro da América Latina a operar exclusivamente com essa tecnologia.
O lançamento oficial está previsto para novembro, durante a COP 30, em Belém (PA), evento que reunirá líderes mundiais em busca de soluções para o aquecimento global. A embarcação foi apresentada no reservatório de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e simboliza o esforço da usina em se consolidar como polo de pesquisa em energias renováveis.
Com 9,5 metros de comprimento e estrutura de alumínio, o barco será usado inicialmente na coleta seletiva de resíduos sólidos nas ilhas de Belém. Silencioso e livre de emissões, o veículo conta ainda com painéis solares e tem como único subproduto água pura.
A operação ficará sob responsabilidade da Fadesp (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), ligada à UFPA (Universidade Federal do Pará).
Com o projeto, Itaipu reforça sua posição de vanguarda na pesquisa e aplicação do hidrogênio verde, tecnologia considerada essencial para a descarbonização da economia brasileira.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.