Leilão A-5 de Energia Nova viabiliza PCH da EMAE

Empresa vai motorizar barragem existente no rio Tietê, com investimento de R$ 200 milhões
Foto: IMAE/Reprodução

A barragem Edgard de Souza, localizada no Rio Tietê, altura do município de Santana de Parnaíba (SP), voltará a contar com produção de energia elétrica destinada ao SIN (Sistema Interligado Nacional). Essa função foi alterada em 1952, quando passou a atuar como usina elevatória, desativada em 1982.

A dona do empreendimento, a EMAE (Empresa Metropolitana de Água e Energia), foi uma das vencedoras do Leilão A-5 de Energia Nova, operacionalizado no dia 22 de agosto, para atendimento da demanda das companhias distribuidoras.

Ao ter sucesso na comercialização de energia durante o certame, a EMAE conseguiu viabilizar a motorização da barragem, que hoje funciona exclusivamente para controle de cheias na Região Metropolitana de São Paulo.

Originalmente implantado como usina hidrelétrica em 1901, pela antiga Light, o complexo contava com potência de apenas 500 KW. Haverá a instalação de uma capacidade de 18 MW, o que equivale ao atendimento do consumo de eletricidade de 65 mil unidades residenciais de uma cidade do porte de São Caetano (SP).

O investimento previsto na futura PCH (Pequena Central Hidrelétrica) é de R$200 milhões, segundo a empresa. As regras do Leilão A-5 estabelecem o início do fornecimento de energia para 1º de janeiro de 2030.
A previsão da EMAE, no entanto, é de que a conclusão da PCH seja antecipada. Isso porque, além da barragem, já há reservatório e parte da casa de força.

A operação, segundo cálculos, deve começar em 2028, o que permitirá à EMAE disponibilizar energia ao mercado livre até o início contratual do atendimento ao SIN, dois anos depois.

De acordo com a EMAE, a obra irá contribuir para reforçar a segurança energética de uma região econômica relevante, incluindo a cidade de São Paulo.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.