Durante o Canal Conecta, evento dedicado à energia solar e suas inovações, Leonardo Rodrigues, Gerente de vendas LATAM da DAH Solar, subiu ao palco para apresentar as inovações tecnológicas da empresa, destacando suas contribuições para o mercado de energia renovável no Brasil e na América Latina.
Rodrigues iniciou explicando o impacto da DAH Solar no Brasil e o momento atual da indústria solar no país. “Estamos vivendo um momento de transição no Brasil, é um momento de reinvenção”, afirmou, enfatizando as mudanças constantes no setor. Ele também aproveitou para apresentar a empresa e sua presença global, destacando seu papel no mercado mundial.
“A DAH já figura entre as principais fornecedoras de módulos fotovoltaicos no Brasil e no mundo. A empresa está presente em mais de 120 países e se destaca pela sua capacidade de produção anual, que inclui 10 GW de módulos fotovoltaicos e 300.000 conjuntos de unidades solares. Até o final de setembro de 2025, a DAH Solar já vendeu 4,3 GW de módulos fotovoltaicos para o Brasil, reforçando sua posição de destaque no mercado local”, ressaltou.
O gerente também falou sobre os desafios do mercado e a crescente competição, com 80 marcas de módulos fotovoltaicos entrando no Brasil neste ano.
“A DAH vai trazer baterias para o mercado brasileiro a partir de janeiro. Serão baterias focadas no mercado C&I (Comercial e Industrial) que partem de 10 kWh, 15 kWh e até mesmo baterias de 5 kWh”, pontuou.
Seguindo com a apresentação, Rodrigues detalhou a impressionante capacidade de produção da empresa, que hoje conta com 10 GW de módulos fotovoltaicos, 5 GW de células e 2 GW de wafers.
“Nós temos uma fábrica 100% automatizada, o que elimina a contaminação nas células e garante a alta qualidade dos nossos produtos”, destacou. Ele também evidenciou a importância da robotização no processo fabril para garantir não apenas eficiência, mas também qualidade.
Outro ponto importante abordado foi a questão da bancabilidade e da segurança financeira das empresas do setor.
Rodrigues explicou que a DAH Solar é reconhecida por importantes certificações globais, incluindo o Tired One da Bloomberg, que assegura a qualidade e a sustentabilidade financeira da empresa no mercado de energia renovável.
“Nossa classificação no mercado de capital fechado é uma das nossas grandes fortalezas”, afirmou.
O gerente também apresentou algumas das inovações tecnológicas da empresa para o mercado de geração solar. Um exemplo foi o módulo full screen, que oferece um ganho de 11,6% a mais em geração de energia em comparação com os módulos convencionais.
Além disso, a DAH Solar trouxe uma solução voltada para o mercado de geração distribuída, que facilita tanto a instalação quanto a manutenção. Rodrigues destacou a importância de desenvolver produtos que atendam às necessidades do mercado residencial.
“O Solar Unit foi projetado para ser uma solução compacta e de fácil instalação, o que facilita a adoção da energia solar em telhados residenciais e comerciais”, explicou. O Solar Unit, que já está sendo adotado em diversos projetos de geração distribuída, se destaca pela sua flexibilidade e rapidez no processo de instalação, especialmente em um mercado como o brasileiro, em plena expansão.
Ele também mencionou que a DAH Solar investe em soluções para combater a PID (Degradação Induzida por Potencial), garantindo produtos com qualidade superior e durabilidade.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.