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Início / Notícias / Mercado Internacional / Leonardo Rodrigues, fala sobre expansão da DAH Solar no Brasil

Leonardo Rodrigues, fala sobre expansão da DAH Solar no Brasil

Empresa já vendeu 4,3 GW de módulos fotovoltaicos para o Brasil e projeta expansão
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Caique Amorim Caique Amorim
  • 24 de outubro de 2025, às 10:30
2 min 57 seg de leitura
Leonardo Rodrigues, Gerente LATAM da DAH Solar, fala sobre expansão da empresa no Brasil durante Canal Conecta
Foto: Canal Solar

Durante o Canal Conecta, evento dedicado à energia solar e suas inovações, Leonardo Rodrigues, Gerente de vendas LATAM da DAH Solar, subiu ao palco para apresentar as inovações tecnológicas da empresa, destacando suas contribuições para o mercado de energia renovável no Brasil e na América Latina.

Rodrigues iniciou explicando o impacto da DAH Solar no Brasil e o momento atual da indústria solar no país. “Estamos vivendo um momento de transição no Brasil, é um momento de reinvenção”, afirmou, enfatizando as mudanças constantes no setor. Ele também aproveitou para apresentar a empresa e sua presença global, destacando seu papel no mercado mundial.

“A DAH já figura entre as principais fornecedoras de módulos fotovoltaicos no Brasil e no mundo. A empresa está presente em mais de 120 países e se destaca pela sua capacidade de produção anual, que inclui 10 GW de módulos fotovoltaicos e 300.000 conjuntos de unidades solares. Até o final de setembro de 2025, a DAH Solar já vendeu 4,3 GW de módulos fotovoltaicos para o Brasil, reforçando sua posição de destaque no mercado local”, ressaltou.

O gerente também falou sobre os desafios do mercado e a crescente competição, com 80 marcas de módulos fotovoltaicos entrando no Brasil neste ano.

“A DAH vai trazer baterias para o mercado brasileiro a partir de janeiro. Serão baterias focadas no mercado C&I (Comercial e Industrial) que partem de 10 kWh, 15 kWh e até mesmo baterias de 5 kWh”, pontuou.

Seguindo com a apresentação, Rodrigues detalhou a impressionante capacidade de produção da empresa, que hoje conta com 10 GW de módulos fotovoltaicos, 5 GW de células e 2 GW de wafers.

“Nós temos uma fábrica 100% automatizada, o que elimina a contaminação nas células e garante a alta qualidade dos nossos produtos”, destacou. Ele também evidenciou a importância da robotização no processo fabril para garantir não apenas eficiência, mas também qualidade.

Outro ponto importante abordado foi a questão da bancabilidade e da segurança financeira das empresas do setor.
Rodrigues explicou que a DAH Solar é reconhecida por importantes certificações globais, incluindo o Tired One da Bloomberg, que assegura a qualidade e a sustentabilidade financeira da empresa no mercado de energia renovável.

“Nossa classificação no mercado de capital fechado é uma das nossas grandes fortalezas”, afirmou.

O gerente também apresentou algumas das inovações tecnológicas da empresa para o mercado de geração solar. Um exemplo foi o módulo full screen, que oferece um ganho de 11,6% a mais em geração de energia em comparação com os módulos convencionais.

Além disso, a DAH Solar trouxe uma solução voltada para o mercado de geração distribuída, que facilita tanto a instalação quanto a manutenção. Rodrigues destacou a importância de desenvolver produtos que atendam às necessidades do mercado residencial.

“O Solar Unit foi projetado para ser uma solução compacta e de fácil instalação, o que facilita a adoção da energia solar em telhados residenciais e comerciais”, explicou. O Solar Unit, que já está sendo adotado em diversos projetos de geração distribuída, se destaca pela sua flexibilidade e rapidez no processo de instalação, especialmente em um mercado como o brasileiro, em plena expansão.

Ele também mencionou que a DAH Solar investe em soluções para combater a PID (Degradação Induzida por Potencial), garantindo produtos com qualidade superior e durabilidade.

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Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.
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