A publicação de várias indicações do Governo Federal para as diretorias de agências reguladoras colocou uma pausa na tensa relação entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A queda de braço terminou com ambos dividindo as vagas da diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O parlamentar ainda ganhou espaços em outros órgãos de fiscalização.
Silveira indicou seu número dois do ministério, Gentil Nogueira, para a vaga do ex-diretor Ricardo Tili, cujo mandato encerrou em maio e a função vinha sendo desempenhada pelo secretário-geral da agência, Daniel Danna, como diretor substituto, pelo prazo de 180 dias ou até um novo titular ser nomeado.
Já Alcolumbre dividiu a indicação da ANEEL com o também senador Eduardo Braga. Ambos são do Amazonas e bancaram o nome de Willamy Frota, que foi presidente da Amazonas Energia e diretor da Eletronorte.
Ele foi indicado para a vaga do ex-diretor Hélvio Guerra, que deixou a agência em maio de 2024, quando foi iniciada a disputa velada entre ministro e senador pelo espaço.
O presidente do Senado e do Congresso Nacional ainda garantiu espaços na diretoria da Amaral (Agência Nacional de Telecomunicações). Alcolumbre bancou o nome de Edson Holanda, que já atuou na Telebras.
As agências reguladoras têm a missão de fiscalizar os serviços públicos prestados por empresas privadas – que, não raro, dispõem de contratos bilionários. Seus diretores são indicados pelo Presidente da República e passam por uma sabatina no Senado antes da nomeação.
Essa prerrogativa é a deixa para as negociações entre os caciques políticos dos dois poderes. Alcolumbre já sinalizou que as sabatinas para as agências reguladoras deverão ocorrer entre agosto e setembro, após o recesso parlamentar em Brasília (DF).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.