O projeto da Linha de Transmissão Buritirama–Barra II obteve a Licença de Instalação emitida pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ), autorizando o início das obras de um empreendimento considerado estratégico para o escoamento de energia renovável no Nordeste.
O trecho licenciado interliga as subestações Buritirama e Barra II, com extensão de 96,5 quilômetros em tensão de 500 kV, atravessando os municípios de Barra, Buritirama e Mansidão, no estado da Bahia.
A linha integra o Projeto Serra Dourada, correspondente ao Lote 1 do Leilão de Transmissão nº 01/2023 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), arrematado pela ISA Energia Brasil. A RAP (Receita Anual Permitida) do empreendimento é de R$ 322 milhões no ciclo 2025/2026.
Com investimento estimado em R$ 3,2 bilhões, o projeto será relevante para o escoamento da produção de energia renovável do Oeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais, especialmente de usinas eólicas e solares em expansão nessas regiões.
O escopo completo do Serra Dourada prevê a implantação de cinco linhas de transmissão aéreas em 500 kV, totalizando 1.097 quilômetros de extensão, conectando o Oeste baiano ao Norte mineiro e atravessando 23 municípios – 20 na Bahia e três em Minas Gerais.
O projeto inclui ainda a construção de três novas subestações (Campo Formoso II, Barra II e Correntina), que devem aliviar o carregamento da rede existente e elevar a confiabilidade do SIN (Sistema Interligado Nacional), fortalecendo o intercâmbio de energia entre as regiões Nordeste e Sudeste.
Segundo Ayron Urrego, diretor-executivo de Projetos da ISA Energia Brasil, a obtenção da licença representa um marco relevante para a execução do empreendimento.
“Este trecho é estratégico para ampliar a capacidade de transmissão elétrica da região e garantir o escoamento eficiente das energias renováveis. Estamos avançando com o projeto priorizando segurança, sustentabilidade e a geração de valor para as comunidades locais e para o Brasil”, afirmou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.