As empresas do setor elétrico concluíram 19 operações de fusões e aquisições (M&A) no primeiro semestre de 2025. O número representa queda de quase 45% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 34 transações, segundo levantamento da KPMG, que acompanha trimestralmente 43 segmentos da economia.
Do total, 11 operações ocorreram entre companhias brasileiras. Outras cinco envolveram estrangeiros adquirindo participação em empresas instaladas no país.
Houve ainda três transações pontuais: uma de brasileiros comprando ativos de estrangeiros no exterior, uma de brasileiros adquirindo participação de estrangeiros em empresas no Brasil e uma de estrangeiros comprando ativos de outros estrangeiros também no mercado brasileiro.
“Em comparação com o semestre anterior, observamos uma desaceleração no mercado interno, com queda no número de operações domésticas. Esse movimento foi fortemente influenciado pelo patamar elevado das taxas de juros, que reduz a atratividade e o retorno dos projetos”, avalia Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG e coordenador da pesquisa.
Canal Conecta
O tema das fusões e aquisições têm ganhado espaço no setor elétrico. O assunto, inclusive, foi um dos destaques do Canal Conecta 2024, quando especialistas destacaram critérios essenciais para a boa condução de negociações, confira aqui.
Neste ano, o debate promete ser ainda mais relevante. O Canal Conecta 2025 acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no auditório do CREA-SP, em São Paulo (SP), reunindo executivos, investidores e especialistas para discutir os principais movimentos do mercado de energia e para uma rodada de negócios e de networking com os profissionais do setor.
Saiba mais sobre o Canal Conecta, clicando neste link.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.