Maior aerogerador onshore das Américas inicia operação na Bahia

Modelo poderá ser produzido em escala industrial para novos projetos de energia eólica no Brasil
Turbina tem 220 metros de altura até a ponta da pá . Fonte: Petrobras

Começou a operar na Bahia o maior aerogerador onshore das Américas, com 7 MW de potência instalada, o suficiente para abastecer cerca de 15 mil residências. O equipamento foi integrado ao Parque Eólico de Seabra, parte do Complexo de Brotas de Macaúbas, em um projeto de modernização conduzido pela Statkraft.

O investimento contou com apoio do BNDES e do Governo Federal. A Petrobras destinou R$ 130 milhões, provenientes de um programa de pesquisa e desenvolvimento da aNP (Agência Nacional do Petróleo), enquanto a WEG ficou responsável pela concepção e fabricação do aerogerador.

Segundo a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, “a Petrobras, ao direcionar parte de seus investimentos para co-criar uma nova geração de equipamentos de energia eólica adquire conhecimentos que poderão subsidiar a empresa em futuros projetos, além de contribuir para a diversificação da matriz energética brasileira”.

A WEG, desenvolvedora do equipamento, ressalta o avanço tecnológico obtido. Para João Paulo Gualberto da Silva, diretor Superintendente da WEG Energia, “o desenvolvimento do aerogerador de 7 MW reflete nossa capacidade de inovação e consolida o papel da WEG como protagonista no avanço da energia eólica. Este projeto, além de ser um marco tecnológico, reforça nosso compromisso com soluções que promovem eficiência energética e sustentabilidade”.

Já a Statkraft, responsável pela aquisição e instalação, enfatiza os ganhos para o setor elétrico. “A parceria da Statkraft com a WEG e a Petrobras, para construir o maior aerogerador onshore do continente americano, não só reafirma nosso compromisso com a inovação e a eficiência operacional, mas contribui para uma matriz energética mais limpa e estabelece um novo padrão para o setor elétrico brasileiro”, afirma Thiago Tomazzoli, Diretor-Presidente da companhia.

Entre os diferenciais do novo equipamento está a redução do custo da energia. Com maior capacidade por unidade de área, ele reduz a necessidade de múltiplas torres, otimizando o uso do solo e diminuindo despesas de instalação e manutenção.

O aerogerador, que concluiu sua fase de comissionamento em julho, impressiona pelas dimensões: são 220 metros de altura até a ponta da pá (o equivalente a seis estátuas do Cristo Redentor) e peso de 1.830 toneladas, similar a 1.660 carros populares ou 44 aeronaves Boeing 737. 

A WEG projeta que, de acordo com a demanda do mercado, o modelo poderá ser produzido em escala industrial para novos projetos de energia eólica no Brasil.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.