A comercializadora Matrix Energia acaba de inaugurar sua primeira usina solar em geração centralizada, ampliando sua presença no mercado de energia renovável. Instalada em Várzea da Palma, no norte de Minas Gerais, a UFV Grande Sertão II recebeu investimento superior a R$ 330 milhões.
Com 105 MWp de capacidade instalada e geração média de 23 MW, o empreendimento terá sua produção destinada ao mercado livre. A comercialização será realizada pela plataforma varejista da empresa, que atualmente atende mais de 4 mil unidades consumidoras de alta e média tensão.
Entre os principais diferenciais do projeto está a capacidade de operar fora do despacho central do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a companhia, essa flexibilidade aumenta a confiabilidade do suprimento ao minimizar riscos de curtailment.
“Essa característica é crucial para reduzir os riscos de corte de geração e garantir uma maior segurança e estabilidade no suprimento de energia para os clientes contratantes”, afirma a empresa em comunicado.
Para Rubens Misorelli, CEO da Matrix Energia, a entrada na geração centralizada representa um marco na trajetória da empresa. A usina Grande Sertão II, segundo ele, é “um divisor de águas”, pois reforça a proposta da companhia de entregar maior segurança e previsibilidade aos consumidores do mercado livre.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.