O mercado de módulos fotovoltaicos enfrenta mudanças globais importantes, com ajustes nos custos de produção, oferta e demanda, e estratégias dos grandes fabricantes. Esses temas serão discutidos no episódio 164 do Papo Solar, que reúne executivos de quatro das principais fabricantes de painéis solares para analisar os rumos do setor em 2026.
Participam do debate Jakeline Tomazi, Gerente Comercial de Geração Distribuída da LONGi, Felipe Santos, Diretor Latam da OSDA Solar, João Ferrer, Brazil Sales Director da JA Solar, e Samir Moura, General Manager da Canadian Solar. A conversa aborda preços, impostos, novas tecnologias e o posicionamento estratégico das fabricantes em um mercado competitivo.
Para Gustavo Tegon, que comenta o tema em entrevista, a discussão vai além do Brasil, refletindo uma perspectiva global influenciada pelo aumento das commodities na China.
“Essa conversa não é só sobre o Brasil, mas sobre o mercado global. O aumento proposto pela China nas commodities impacta diretamente o custo dos módulos fotovoltaicos no mundo inteiro”, avalia Tegon.
Mesmo diante da elevação de custos, o mercado brasileiro permanece competitivo, beneficiado pelo aumento contínuo das tarifas de energia elétrica.
“Mesmo com esses reajustes, o custo da energia continua subindo. Uma coisa compensa a outra, mantendo o mercado brasileiro atrativo, com payback ainda muito agressivo”, explica Tegon.
O episódio também se destaca por reunir, pela primeira vez, quatro grandes fabricantes em uma mesma mesa para debater estratégias, oferta e demanda, e tendências do setor fotovoltaico para os próximos 12 meses.
“O grande objetivo desse papo é entender para onde o mercado vai, por que ele vai nessa direção e quais são as ideias dos fabricantes chineses para o curto prazo”, completa Tegon.
O episódio 164 do Papo Solar se consolida como conteúdo essencial para integradores, distribuidores, investidores e profissionais que buscam antecipar tendências e decisões estratégicas no mercado de energia solar em 2026.
Assista!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
