Depois da repercussão da reportagem publicada sobre o uso de energia solar no Mirassol Futebol Clube — que viralizou nas redes sociais e chamou atenção para a infraestrutura sustentável do clube paulista — o Canal Solar buscou aprofundar o tema.
Isso porque a adoção da fonte fotovoltaica tem sido um dos pilares que ajudaram o Mirassol a atravessar diferentes divisões do futebol brasileiro e alcançar neste ano a melhor campanha já vista por um clube estreante da Série A.
Em entrevista ao Canal Solar, a direção do Mirassol Futebol Clube detalhou os bastidores do projeto — iniciado em parceria com a Ecori em 2021, quando o clube ainda disputava a Série D — e sua evolução junto com o crescimento da instituição.
O executivo também explicou como a redução de custos fixos têm impactado o fluxo de caixa do Mirassol e de que forma a sustentabilidade tem guiado novos projetos dentro da instituição.
Confira abaixo os principais trechos da conversa:
-
Mirassol tem a melhor campanha de um clube estreante na Série A. Foto: JP Pinheiro/Agência Mirassol
O que motivou o Mirassol a investir em energia solar?
Um dos principais custos fixos mensais do CT era a energia elétrica, e sempre buscamos uma empresa que nos entregasse, com qualidade, economia de energia e sustentabilidade, quando falamos de economizar energia.
Como o clube avalia o impacto da parceria com a Ecori desde 2021, quando o time ainda estava na Série D?
A Ecori foi uma grande parceira ao acreditar no Mirassol antes mesmo de estarmos na Série A do Brasileiro. Todos os parceiros que acreditaram em nós foram fundamentais para atingir os resultados que temos hoje.
Nas divisões inferiores, era ainda mais importante diminuir os custos fixos mensais; com isso, o investimento em energia solar foi fundamental para o fluxo de caixa do Mirassol em todos os últimos anos.
Qual foi o impacto da energia solar nas despesas do clube? Essa economia tem sido revertida em quais áreas?
Tudo o que é recebido, premiado ou economizado no Mirassol Futebol Clube é sempre revertido 100% para melhorias do clube, seja em equipamentos ou jogadores. O Mirassol não é um clube que possui receitas em longo prazo; por isso, é fundamental diminuir as despesas fixas mensais.
Quais foram as principais etapas da implantação do sistema solar e como foi o processo de expansão para outras estruturas?
A nossa parceria com a Ecori anda junto com o crescimento do CT. Primeiro, foram atendidos apenas os quatro campos e a área de academia do profissional. Hoje, temos vinte alojamentos do profissional, academia do profissional, base, dois refeitórios e alojamentos da base.
Além disso, estamos cada vez mais adquirindo equipamentos que utilizam energia, incluindo um espaço para carga de carro elétrico. Como o CT possui energia solar, conseguimos eliminar o custo mensal de energia. A nossa parceria com a Ecori cresceu junto com o CT, sempre de forma gradual, conforme a necessidade do clube.
O Mirassol vem se destacando no Campeonato Brasileiro de 2025. De que forma o investimento em infraestrutura, como a energia solar, contribui para esse bom momento dentro e fora de campo?
O Mirassol é um clube que, independentemente da divisão em que esteja, sempre busca inovação, aumento de produtividade e diminuição das despesas fixas mensais em tudo o que investe. Na Série D, nossa receita mensal era limitada, e a economia mensal e anual de energia foi fundamental para que esse valor fosse investido em outros equipamentos para o CT.
O Mirassol é um clube que ama inovação e sempre que houver viabilidade financeira e possibilidade de melhorar a produtividade, competitividade, acelerar a recuperação e aprimorar a parte física e fisiológica dos atletas, irá investir.
O Mirassol tem em sua cultura, e no perfil de seus profissionais, acreditar e aceitar novas tendências. Por isso, o nosso desafio é encontrar parceiros como a Ecori, que trazem as inovações do setor e as implantam com o mesmo sucesso que tivemos no nosso projeto de energia solar.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
