O MME (Ministério de Minas e Energia) iniciou, na última sexta-feira (19), uma consulta pública que pretende colher opiniões da sociedade e do setor elétrico sobre a adoção de medidores inteligentes no país.
A participação ficará aberta por 15 dias e integra a política nacional de digitalização gradual das redes de distribuição, definida pela Portaria Normativa 11/2025. Entre os pontos em debate estão:
- A implantação imediata de medidores inteligentes em 4% das unidades consumidoras de cada área de concessão;
- A definição das funcionalidades mínimas dos equipamentos, sua titularidade e o modelo de financiamento;
- A possibilidade de utilizar recursos do PEE (Programa de Eficiência Energética) para a instalação;
- Além das diretrizes para elaboração de uma ACB ( Análise de Custo-Benefício), que deve orientar a expansão do projeto no médio e longo prazo.
De acordo com o MME, a iniciativa busca tornar o setor elétrico mais moderno e eficiente, reduzindo perdas, diminuindo custos operacionais e garantindo maior qualidade na prestação do serviço.
Para participar da consulta pública os interessados devem acessar a página do MME clicando aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.