O MME (Ministério de Minas e Energia) prorrogou o prazo para que os agentes encaminhem à EPE (Empresa de Pesquisa Energética) os parâmetros técnicos necessários à elaboração do Leilão dos SISOL (Sistemas Isolados) 2025.
O novo prazo para o envio das informações é 30 de maio, até às 12h, conforme estabelece a Portaria nº 104/2025, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27).
Entre os dados exigidos estão os valores referentes ao custo do combustível e à parcela variável do custo de operação e manutenção (O&M), conforme previsto no artigo 10 da Portaria Normativa MME nº 99/2025.
O novo documento altera a Portaria Normativa GM/MME nº 92/2024, que define as diretrizes para a realização do leilão destinado à aquisição de energia e potência elétrica, além da execução de outras ações voltadas à Garantia do Suprimento Eletroenergético nos SISOL.
Segundo o MME, a extensão do prazo tem como objetivo permitir que os agentes apresentem dados mais atualizados, o que pode contribuir para a formulação de propostas mais precisas e competitivas.
O Leilão do SISOL 2025 está previsto para ocorrer em setembro e tem como objetivo contratar energia e potência elétrica para garantir o fornecimento em regiões que não estão conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
O que são os sistemas isolados?
Os Sistemas Isolados são regiões do Brasil que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional. Nessas áreas — geralmente localizadas na região Norte, como em partes do Amazonas, Acre, Roraima e Amapá — a geração de energia elétrica é feita de forma local, muitas vezes por meio de termelétricas a óleo diesel.
Por apresentarem altos custos de geração e desafios logísticos, esses sistemas são atendidos por leilões específicos promovidos pelo governo federal, com o objetivo de garantir o fornecimento de energia de forma contínua, segura e, cada vez mais, sustentável.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.