Uma mulher de 59 anos morreu na manhã de domingo (26) após sofrer um choque elétrico enquanto realizava a limpeza de painéis solares instalados na cobertura de um edifício no município de Panelas (PE). A vítima utilizava uma vara de inox durante a limpeza quando encostou acidentalmente em uma fiação de média tensão.
Equipes de socorro foram acionadas e toda a área foi isolada pela Polícia Militar, que aguardou a presença do IC (Instituto de Criminalística) e da PCPE (Polícia Civil de Pernambuco). Após a perícia, o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto de Medicina Legal) e um inquérito policial foi instaurado para apurar todos os fatos.
Técnicos da Neoenergia também que foram ao local e constataram que a rede de distribuição estava dentro dos padrões estabelecidos pelas normas do setor elétrico nacional. “A distribuidora reforça a importância de manter a distância mínima de 2,5 metros da fiação elétrica”, informou a concessionária, em nota enviada à imprensa.
Segurança e prevenção
Em entrevista ao Canal Solar, Laís Andrade, engenheira da CS Consultoria, destacou a importância de nunca realizar manutenções preventivas ou limpezas em sistemas fotovoltaicos sem o devido preparo técnico.
Segundo ela, o ideal é contratar empresas especializadas, que contem com profissionais capacitados, equipamentos adequados e procedimentos de segurança padronizados para esse tipo de serviço.
Laís ressaltou que o consumidor também tem papel fundamental nesse processo e deve exigir comprovação das certificações e capacitações dos profissionais contratados para atuar com instalações elétricas.
Laís também apontou que o uso de equipamentos adequados pode reduzir significativamente o risco de choques elétricos, especialmente durante a limpeza de módulos instalados próximos à rede de média tensão.
“O ideal é que os cabos utilizados para estender os equipamentos de limpeza sejam isolantes ou revestidos com materiais não condutores, como borracha ou polímeros resistentes. Isso reduz o risco de contato acidental com superfícies energizadas ou fios elétricos”, completou a engenheira.
As normas citadas por Laís tratam de requisitos específicos de segurança no trabalho:
- NR 10 – estabelece medidas de controle e sistemas preventivos para garantir a segurança em instalações e serviços com eletricidade;
- NR 18 – define condições de trabalho e medidas de proteção na indústria da construção;
- NR 35 – determina os requisitos mínimos para a execução de atividades realizadas em altura, incluindo o uso adequado de EPIs (equipamentos de proteção individual) e treinamentos específicos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.