A fabricante de rastreadores Nextracker anunciou a aquisição da Origami Solar, empresa especializada em estruturas de aço para painéis fotovoltaicos, com unidade fabril nos Estados Unidos, em uma transação de aproximadamente US$ 53 milhões.
Segundo a Nextracker, as estruturas de aço formadas a frio da Origami Solar são uma alternativa ao alumínio extrudado, proporcionando maior resistência, durabilidade e uma pegada de carbono menor.
O uso do aço também tem o potencial de impulsionar inovações em novos métodos de montagem de painéis solares, incluindo montagem robótica, com melhorias associadas em velocidade de instalação e custo de mão de obra.
“A tecnologia de estruturas de painéis solares permaneceu praticamente inalterada por mais de 45 anos. Durante esse período, o tamanho e as cargas dinâmicas de vento sobre os painéis solares aumentaram de forma significativa, especialmente em aplicações de rastreamento em geração centralizada”, disse Dan Shugar, fundador e CEO da Nextracker.
“Do ponto de vista da engenharia estrutural, a mudança do alumínio para o aço é extremamente convincente. O aço oferece maior resistência a custo competitivo e com intensidade de carbono significativamente menor”, completou o executivo.
Estima-se o mercado potencial para esse produto em US$ 750 milhões apenas nos EUA. “Vamos aqui uma oportunidade substancial de novos negócios para Nextracker”, acrescentou Shugar.
De acordo com Gregg Patterson, CEO da Origami Solar, a operação traz benefícios aos clientes ao oferecer uma alternativa às estruturas de alumínio.
“Nossa equipe solucionou desafios-chave relacionados a design, desempenho e produção em larga escala. Ao unir forças com a Nextracker, temos uma grande oportunidade de escalar essa inovação mais rapidamente com o ecossistema global de cadeia de suprimentos da empresa, seu relacionamento profundo com clientes e de comercializar uma solução que gera impacto real”, disse Patterson.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.