ONS divulga boletim e prevê queda de carga no SIN

Comportamento está associado às temperaturas mais amenas em parte do país, explica diretor-geral do Operador
Canal solar - ONS divulga novo boletim e prevê queda de carga no SIN
Foto: Henrique Hein/Canal Solar

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou o boletim do PMO (Programa Mensal da Operação) referente à semana operativa de 12 a 18 de julho, indicando um cenário misto entre desaceleração e leve aumento da carga no país.

As estimativas apontam para uma redução de 1,3% na carga total do SIN (74.805 MWmed) em comparação com o mesmo período de 2024. A maior retração deve ocorrer no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que responde por cerca de 70% da energia gerada no país, com previsão de queda de 3,4% (40.807 MWmed).

Já as demais regiões apresentam tendência de crescimento: Norte: +2,9% (7.995 MWmed); Nordeste: +1,4% (12.552 MWmed) e Sul: +0,4% (13.451 MWmed).

Segundo Marcio Rea, diretor-geral do ONS, a redução está relacionada ao clima. “O comportamento da carga está dentro do esperado para o período e associado às temperaturas mais baixas em todo o país durante o mês julho. Seguimos atentos aos diferentes cenários e o SIN está atendendo plenamente a demanda da sociedade”, disse ele.

Foto: ONS/Divulgação

Energia Natural Afluente e Energia Armazenada

O boletim também traz atualizações sobre os níveis de ENA (Energia Natural Afluente) — que representa a energia potencial gerada pela água que chega aos reservatórios — e da EAR (Energia Armazenada), que mostra o volume efetivamente retido para geração futura.

As projeções da ENA para julho indicam que todos os subsistemas devem ficar abaixo da MLT (Média de Longo Termo), exceto a região Sul, que deve atingir 113% da MLT. Os demais apresentam os seguintes índices:

  • Sudeste/Centro-Oeste: 82% da MLT;
  • Norte: 66% da MLT;
  • Nordeste: 47% da MLT.

Apesar disso, o cenário de armazenamento é mais favorável, com destaque para os subsistemas Norte, Sul e Nordeste, com 96,1%; 88,1% e 65,8% de capacidade, respectivamente.

O Sudeste/Centro-Oeste, por sua vez, apresenta a menor expectativa de armazenamento, com 64,3% da capacidade, o que chama atenção por ser a região com os principais reservatórios do país.

De acordo com o ONS, o CMO (Custo Marginal de Operação) — valor que baliza o custo de geração para atender a demanda — está previsto com o mesmo valor para as quatro regiões do SIN: R$ 215,46/MWh.

Clique aqui para conferir o relatório na íntegra.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.