ONS pede que térmicas fiquem ‘de prontidão’ em meio ao período seco

Operador alerta para possível queda do nível das bacias hidrográficas e para aumento do consumo de energia em 2024
ONS pede que térmicas fiquem ‘de prontidão’ para garantir abastecimento de energia
Pedido visa garantir o abastecimento de energia em caso de necessidade de despacho. Foto: Pixabay

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) enviou, na semana passada, uma carta aos agentes que as operam usinas térmicas brasileiras solicitando que fiquem ‘de prontidão’ para garantir o abastecimento de energia elétrica aos consumidores.

O pedido visa garantir o atendimento em caso de necessidade de despacho ao longo do período seco e da transição para o período úmido 2024/2025, conforme destaca o documento ao qual o Canal Solar teve acesso.

Segundo o Operador, no decorrer dos últimos meses, a precipitação e as afluências observadas em algumas das principais bacias hidrográficas têm sido “significativamente abaixo da média histórica”.

O comunicado também explica que, além das condições hidrometeorológicas adversas, o setor elétrico brasileiro vem passando em 2024 por um crescimento na demanda de carga comparado com os últimos anos, principalmente sob a ótica da ponta de carga diária.

“Diante dos pontos elencados (…) solicita-se maximização da disponibilidade de geração térmica e a prontidão das usinas de modo a garantir o atendimento eletroenergético em caso de necessidade de despacho para atendimento ao SIN (Sistema Interligado Nacional)”, destaca o Operador.

Manutenções 

No documento, o ONS também solicita que todos os agentes térmicos sinalizem as manutenções e eventuais postergações de manutenções de forma antecipada ao órgão. 

Além disso, questões de hibernação ou falta de combustível deverão ser previamente informadas conforme estabelecido nos procedimentos de rede, de forma a não frustrar o despacho em etapa de programação diária ou tempo real. 

“ A medida é parte da política operativa, com ações voltadas para a boa gestão do SIN, visando o pleno atendimento às demandas de carga e potência da sociedade brasileira”, destacou o ONS, em posicionamento enviado ao Canal Solar. 

Seca histórica

No dia 3 de julho deste ano, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) apresentou previsões pessimistas com relação ao período de chuvas no Brasil, destacando que o mês de julho deverá ser o terceiro mais seco no SIN em 94 anos, no melhor dos cenários elaborados, conforme nota publicada.

De acordo com o último boletim PMO (Programa Mensal de Operação) do ONS, relativo a semana operativa dos dias 13 e 19 de julho, os reservatórios brasileiros encontram-se em “estabilidade” nos patamares de EAR (Energia Armazenada).

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal