Durante seu discurso na 80ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), nesta terça-feira (23), o secretário-geral António Guterres destacou a urgência da transição energética. Segundo ele, investir em combustíveis fósseis é insistir em fontes ultrapassadas. “Os combustíveis fósseis são uma aposta na derrota”, afirmou.
O representante ressaltou que, apesar do avanço das fontes limpas, o investimento em energia renovável ainda é desigual e insuficiente. “As redes do século XX e o armazenamento não estão avançando rápido o suficiente”, alertou. Enquanto isso, as emissões aumentam e o tempo para agir está se esgotando.
O secretário-geral criticou a destinação de recursos públicos para fontes poluentes. “Subsídios para os combustíveis fósseis ainda superam os destinados à energia limpa numa proporção de nove para um”, disse. Para ele, isso compromete a segurança climática e energética global.
Apesar dos desafios, Guterres reforçou os benefícios das renováveis. “Criam empregos, trazem crescimento e protegem as economias da volatilidade do petróleo e do gás”, disse. Além disso, segundo ele, ampliam o acesso à energia e “podem nos libertar da tirania dos combustíveis fósseis”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.