A OpenAI, em parceria com a Oracle e a SoftBank, anunciou um projeto ambicioso para a construção de cinco novos data centers voltados ao processamento de Inteligência Artificial (IA), com um investimento potencial de até US$ 500 bilhões.
Este projeto, denominado Stargate, visa expandir substancialmente a infraestrutura necessária para suportar o crescimento exponencial das tecnologias de IA nos próximos anos.
Os cinco novos data centers serão distribuídos por diversas localidades estratégicas nos Estados Unidos, permitindo à OpenAI ampliar significativamente sua capacidade computacional.
A OpenAI e a Oracle, em parceria, vão construir três desses centros no Condado de Shackelford, no Texas; no Condado de Dona Ana, no Novo México; e em um local ainda não divulgado, que ficará no Centro-Oeste do país.
O aumento do número de data centers vai permitir à OpenAI e outras empresas de tecnologia processar volumes maiores de dados de forma mais rápida e eficiente.
Isso é crucial para o avanço da inteligência artificial, já que esses sistemas exigem enormes quantidades de dados e poder computacional para “aprender” e melhorar suas capacidades.
Sam Altman, CEO da OpenAI, destacou em um comunicado a importância do desenvolvimento dessa infraestrutura. “A inteligência artificial só poderá cumprir sua promessa se conseguirmos desenvolver a computação necessária para alimentá-la”.
Além disso, o projeto assegura a indenização de pequenos consumidores, como residências e comércios de bairro, em casos de danos causados por falhas na rede elétrica, incluindo o roubo de cabos.
Também há incentivos para micro e minigeradores de energia, com multas para distribuidoras que dificultem ou atrasem a instalação de sistemas de armazenamento de energia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.