Como painéis solares estão evitando a evaporação da água dos reservatórios australianos?

Para conter desperdício, empresas de abastecimento estão apostando nos benefícios da energia solar flutuante
Canal Solar - Como painéis solares estão ajudando a frear a evaporação de água nos reservatórios australianos
Foto: Ocean Sun AS/Divulgação

Todos os anos, cerca de 1,4 trilhão de litros de água evaporam de barragens e reservatórios da Austrália devido ao calor e ao ar seco do país, segundo dados da Universidade Deakin. Para conter esse desperdício, empresas de abastecimento estão apostando nos benefícios da energia solar flutuante. Instalados em lagos e reservatórios, esses sistemas estão ajudando a resfriar a superfície da água, reduzindo a evaporação, e ainda gerando eletricidade limpa e renovável.  

A empresa Canopy Power, de Cingapura — com apoio da TotalEnergies e do Gaia Impact Fund — está liderando a iniciativa na Austrália. Em dezembro, a empresa obteve direitos exclusivos para distribuir no país o sistema desenvolvido pela Ocean Sun AS, que é especializada em energia solar flutuante.

Tal sistema conta com cerca de 70 metros de diâmetro, é feito de polipropileno modificado e é capaz de gerar 670 kW de energia solar. A tecnologia também inclui bombas que coletam água da chuva. Com a instalação em larga escala, cobrindo até 70% da superfície de um reservatório, é possível reduzir a evaporação em até 55%, de acordo com projeções da Canopy Power.

Ao contrário das coberturas completas, que podem bloquear luz e oxigênio e favorecer o crescimento de algas, os anéis flutuantes permitem ventilação adequada, preservam a qualidade da água e ainda oferecem a possibilidade de injetar energia excedente na rede elétrica. Além da Austrália, a tecnologia também está sendo aplicada em regiões com escassez de água doce, como as Maldivas. 

A instalação de painéis solares flutuantes é mais um exemplo do compromisso australiano com o fomento das fontes renováveis. No final do ano passado, o país anunciou a construção do maior parque solar do mundo, com 20 GW de potência e uma linha de transmissão submarina que exportará energia limpa para Singapura, conforme noticiado pelo Canal Solar.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.