Todos os anos, cerca de 1,4 trilhão de litros de água evaporam de barragens e reservatórios da Austrália devido ao calor e ao ar seco do país, segundo dados da Universidade Deakin. Para conter esse desperdício, empresas de abastecimento estão apostando nos benefícios da energia solar flutuante. Instalados em lagos e reservatórios, esses sistemas estão ajudando a resfriar a superfície da água, reduzindo a evaporação, e ainda gerando eletricidade limpa e renovável.
A empresa Canopy Power, de Cingapura — com apoio da TotalEnergies e do Gaia Impact Fund — está liderando a iniciativa na Austrália. Em dezembro, a empresa obteve direitos exclusivos para distribuir no país o sistema desenvolvido pela Ocean Sun AS, que é especializada em energia solar flutuante.
Tal sistema conta com cerca de 70 metros de diâmetro, é feito de polipropileno modificado e é capaz de gerar 670 kW de energia solar. A tecnologia também inclui bombas que coletam água da chuva. Com a instalação em larga escala, cobrindo até 70% da superfície de um reservatório, é possível reduzir a evaporação em até 55%, de acordo com projeções da Canopy Power.
Ao contrário das coberturas completas, que podem bloquear luz e oxigênio e favorecer o crescimento de algas, os anéis flutuantes permitem ventilação adequada, preservam a qualidade da água e ainda oferecem a possibilidade de injetar energia excedente na rede elétrica. Além da Austrália, a tecnologia também está sendo aplicada em regiões com escassez de água doce, como as Maldivas.
A instalação de painéis solares flutuantes é mais um exemplo do compromisso australiano com o fomento das fontes renováveis. No final do ano passado, o país anunciou a construção do maior parque solar do mundo, com 20 GW de potência e uma linha de transmissão submarina que exportará energia limpa para Singapura, conforme noticiado pelo Canal Solar.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.