O avanço dos sistemas de armazenamento de energia, conhecidos como BESS (Battery Energy Storage Systems), é tema de um novo episódio do Papo Solar, que reúne especialistas da Canadian Solar para discutir aplicações, desafios e viabilidade no mercado brasileiro.
Apresentado por Gustavo Tegon e Henrique Hein, o programa conta com a participação de Gabriel Cavalcante, engenheiro de vendas com atuação em projetos de armazenamento, e Rodrigo Soncini Melão, Key Account Manager com experiência em soluções para o segmento comercial e industrial (C&I), ambos da Canadian Solar.
Durante o episódio, os convidados abordam o crescimento da demanda energética no país, aliado ao aumento dos custos nos horários de ponta e à imprevisibilidade tarifária, fatores que têm impulsionado o interesse por soluções de armazenamento.
Segundo os especialistas, a ausência de estratégias adequadas de gestão energética pode gerar custos elevados para empresas, especialmente em casos de demanda contratada mal dimensionada, picos de consumo e baixa previsibilidade operacional.
Por outro lado, a aplicação correta de sistemas BESS permite otimizar o uso de energia, reduzir despesas, aumentar a segurança energética e mitigar impactos de eventuais interrupções no fornecimento.
A discussão também destaca que a viabilidade econômica dos projetos depende de análise técnica e financeira detalhada, considerando o perfil de consumo e os objetivos do cliente.
O episódio vai ao ar nesta terça-feira, 7 de abril de 2026, às 18h, e é direcionado a integradores, engenheiros, gestores e profissionais do setor elétrico interessados em soluções para eficiência e gestão energética.