A Prefeitura de Pelotas (RS) iniciou estudos técnicos para a implantação de 15 ônibus elétricos na frota de transporte coletivo do município. A medida virá acompanhada do uso de energia solar, com o objetivo de conter futuros reajustes no valor das passagens.
O anúncio foi feito pelo prefeito Fernando Marroni (PT), no site oficial da Prefeitura. “Esta é uma realidade que já está presente em várias cidades do Brasil e para a qual Pelotas não pode virar as costas. Combinando os ônibus elétricos com o fornecimento de energia renovável de fonte solar, que é a mais barata que temos hoje, certamente vamos limitar novos reajustes de tarifa pela frente”, pontuou ele.
Além da economia em custos operacionais — como combustível e manutenção — que impactam diretamente o cálculo da tarifa, o prefeito destacou que a iniciativa também segue uma lógica mais verde e sustentável.
Segundo Marroni, os veículos elétricos reduzem emissões de poluentes e ruído urbano, contribuindo para a qualidade do ar e da vida da população. Atualmente, dos 145 veículos que compõem a frota municipal, apenas 30 atendem ao padrão Euro VI, considerado menos poluente. O número equivale a 20% do total, revelando a forte dependência de motores a diesel na cidade.
Tendência de crescimento
O movimento de Pelotas acompanha uma tendência de expansão no país. De acordo com o Detran-RS, a frota de veículos elétricos e híbridos no Estado do Rio Grande do Sul chegou a 23.223 unidades em dezembro de 2024, um crescimento de 80,6% em relação ao ano anterior. A alta é impulsionada pela maior oferta de modelos e pela ampliação da infraestrutura de recarga no território gaúcho.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.