A Petrobras, a WEG e a Statkraft colocaram em operação o maior aerogerador onshore das Américas. O projeto recebeu R$ 130 milhões em investimentos da Petrobras, provenientes da cláusula de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) dos contratos com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
A iniciativa também contou com a participação de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do Governo Federal, por meio do MMA (Ministério do Meio Ambiente).
Construído pela WEG, o aerogerador possui 7 MW de potência instalada e capacidade para gerar cerca de 2.500 MWh por mês, volume suficiente para atender ao consumo anual de aproximadamente 15 mil residências brasileiras.
O aerogerador foi comprado e instalado pela Statkraft no processo de modernização do Parque Eólico de Seabra, localizado no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia.

De acordo com as empresas, a modernização do Complexo de Brotas de Macaúbas trará ganhos significativos de eficiência e produtividade, aproveitando as excelentes condições de vento da região.
“A parceria da Statkraft com a WEG e a Petrobras, para construir o maior aerogerador onshore do continente americano, não só reafirma o compromisso (das empresas) com a inovação e a eficiência operacional, mas contribui para uma matriz energética mais limpa”, disse Thiago Tomazzoli, Diretor-Presidente da Statkraft.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.