O Governo do Piauí anunciou um acordo assinado com as empresas Coensa Construções e a Prosolar Geradora para a construção de um megaprojeto de energia solar com 750 MW de potência.
O empreendimento, denominado Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas, será instalado entre os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia, no interior do estado, e deverá gerar mais de 3, 5 mil empregos diretos.
O acordo prevê que à Investe Piauí – uma agência de desenvolvimento econômico do governo do estado – será responsável por facilitar os processos burocráticos, promover o diálogo com os municípios envolvidos e buscar parceiros estratégicos para a compra da energia no Mercado Livre.
Além disso, a agência estadual atuará no fortalecimento da infraestrutura necessária para a implantação do complexo, incluindo estradas e linhas de transmissão, além de aproximar o projeto de empresários piauienses para incentivar o desenvolvimento de setores correlatos, como hotelaria, restaurantes e turismo.
Leia também:
- Piauí lidera ranking nacional de matriz energética renovável;
- Inspirado em Goiás, Piauí buscará na Justiça isenção de ICMS para energia solar;
- Axial e Solstício iniciam construção de quatro usinas no Piauí.
Já as duas empresas envolvidas no projeto se comprometerão a fornecer dados detalhados sobre geração de empregos e impacto econômico do empreendimento, tornando-o mais atrativo para captação de investimentos.
Matéria em atualização…
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.