A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta semana uma operação para cumprir um mandado de busca e apreensão contra um grupo criminoso envolvido em um esquema de estelionato no setor de energia solar em Joinville (SC).
No início de fevereiro, os suspeitos utilizaram dados cadastrais falsificados e abriram um financiamento bancário fraudulento para adquirir mais de R$ 300 mil em equipamentos fotovoltaicos junto a uma empresa do setor.
Após a liberação da mercadoria, os produtos foram transportados para os municípios de Rio das Antas e São Cristóvão do Sul, ambos em Santa Catarina. Nos dias 24 e 25 de fevereiro, após denúncias, os policiais localizaram e recuperaram a carga adquirida ilegalmente.
Segundo o delegado Rodrigo Gusso, foram recuperados 275 painéis solares e cinco inversores fotovoltaicos. Além da recuperação dos equipamentos, a polícia prendeu o chefe da quadrilha, que estava foragido, na manhã desta sexta-feira (28).
“Ele sabia que estava sendo procurado e tentou despistar a polícia. Inventou um falso sequestro e até matou um andarilho, colocando o corpo dentro de sua caminhonete para simular que havia sido morto por pessoas que o ameaçavam por não ter entregue os equipamentos”, revelou o delegado ao Canal Solar.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos na fraude. Até o momento, ao menos três suspeitos estão sendo procurados, mas, segundo Gusso, o número de integrantes da organização criminosa pode ser ainda maior.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.