A Prefeitura de Santo André (SP) entregou no último sábado (6) a quarta e última usina do projeto de geração fotovoltaica iniciado em 2023, que recebeu investimentos de R$ 41 milhões por meio do Fundo de Iluminação Pública.
Batizada de Usina de Produção de Energia Solar IV, a unidade encerra um conjunto de quatro empreendimentos instalados em uma área antes utilizada para descarte irregular de resíduos, no bairro Cidade São Jorge.
Com 2.352 módulos solares e capacidade de 1,20 MWp, a nova usina eleva o parque fotovoltaico do município para 8.820 painéis distribuídos entre o Jardim Las Vegas (1.746), a Avenida dos Estados (2.352) e a UPES II (2.352).
Segundo a administração municipal, as quatro usinas são capazes de gerar energia suficiente para atender uma população equivalente a 12 mil habitantes, o que corresponde a cerca de 3 mil residências.
O retorno do investimento está estimado em 7,4 anos. Após esse período, os ganhos financeiros projetados chegam a R$ 138 milhões ao longo da vida útil dos sistemas.
A energia produzida será injetada na rede da Enel, que concederá créditos de compensação utilizados para reduzir os gastos com energia elétrica em prédios públicos.
“Esta usina é a consolidação de um trabalho iniciado ainda em 2023. Aqui era uma área de descarte irregular de lixo, mas com esta inovação urbana estamos transformando o bairro. Temos asfalto novo, iluminação, lazer e agora este projeto que vai economizar recursos públicos e melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito Gilvan Ferreira, em nota à imprensa.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.