Ao longo da última década, o Ranking Anual de Empresas Chinesas de Armazenamento de Energia, elaborado pela CNESA (Aliança Chinesa de Armazenamento de Energia), se consolidou como uma das principais referências globais para avaliar a competitividade do setor.
Na edição mais recente, um dos destaques do levantamento foi o segmento de sistemas de conversão de energia (PCS – Power Conversion Systems), equipamentos responsáveis por converter e controlar a energia armazenada em baterias e permitir sua integração à rede elétrica.
Nesse recorte, a Kehua Tech liderou o ranking em volume de remessas no mercado interno chinês, seguida pela Sineng, NA Electric, Soaring e Sungrow. Este dado evidencia o elevado nível de competição tecnológica da Kehua Tech, que é listada na bolsa de valores de Shenzhen desde 2010 e possui 38 anos de experiência no setor.
Para Rafael Pagliarini, responsável pela área comercial da Kehua Tech no Brasil, esse reconhecimento reflete “consistência, escala e foco em qualidade — e reforça nossa confiança para apoiar os projetos no Brasil com soluções de PCS e integração AC alinhadas aos requisitos de rede”, disse ele.
“Mantivemos a liderança no mercado chinês e alcançamos o 2º lugar no ranking global, liderando também com PCS acima de 500 kW. Em 2024, ultrapassamos a marca de 30 GW em inversores de armazenamento fornecidos — e os dados consolidados de 2025 ainda não foram divulgados. Neste ano vamos intensificar ainda mais o trabalho, pois queremos também a liderança no mercado global”, ressaltou Pagliarini.
Sobre o ranking
O ranking anual CNESA DataLink é um banco de dados global de armazenamento de energia desenvolvido pela CNESA (China Energy Storage Alliance – uma fonte de autoridade na indústria, que reúne informações sobre projetos, fabricantes, produtos, políticas públicas, licitações, investimentos e relatórios técnicos.
Segundo a entidade, o desempenho das empresas reflete fatores como escala produtiva, maturidade tecnológica e capacidade de atuação internacional, que segue impulsionando o armazenamento de energia como elemento-chave para a integração de fontes renováveis, como solar e eólica, aos sistemas elétricos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.