(re)energisa investe em eletroposto com BESS em Uberlândia (MG)

Projeto de P&D possui sistema de armazenamento com potência de 100 kW
Canal Solar - (re)energisa investe em eletroposto com BESS em Uberlândia (MG)
Eletroposto da (re)energisa une self-service, baterias e P&D para ampliar a infraestrutura de recarga elétrica no Brasil. Foto: Freepik

A (re)energisa, braço de soluções energéticas do Grupo Energisa, realizou melhorias em um eletroposto de carga rápida para veículos elétricos, agora equipado com um BESS, operando desde o início de maio em sua unidade de Uberlândia (MG).

A iniciativa está alinhada ao objetivo da empresa de desenvolver soluções de ponta no setor de energia renovável. Atualmente, a companhia possui mais de 445 MW em operação distribuídos por diversas usinas fotovoltaicas, além de participar ativamente de projetos de P&D, como a VPP (Virtual Power Plant), em operação no estado do Tocantins.

No eletroposto de Uberlândia, foi instalado um carregador rápido da marca Livoltek, com capacidade de recarga simultânea em dois pontos de até 30 kW cada. O sistema é alimentado por um BESS modelo GMAX, da Fox ESS, com potência de 100 kW e capacidade de 215 kWh.

Desenvolvido integralmente pela equipe técnica da (re)energisa, o sistema de gestão e programação do uso do BESS permite uma operação otimizada, com monitoramento contínuo para fins de pesquisa e desenvolvimento. O serviço funciona em regime de autoatendimento (self-service) 24 horas por dia, 7 dias por semana, e conta com sistema online de cobrança integrado.

“O sistema tem apresentado excelente desempenho. Estamos observando uma média de três ciclos completos de carga e descarga por dia, com abastecimento médio diário de 670 kWh. O BESS tem operado de forma ininterrupta desde a ativação do sistema”, destacam Julio Silva e Luís Elias, responsáveis pelo desenvolvimento e implantação do projeto.

Para Fernando Castro, diretor Latam de Novos Negócios da FoxESS, “é uma grande satisfação colaborar com a (re)energisa e sua equipe altamente qualificada. O projeto permite testes avançados do nosso modelo GMAX, que desde o seu lançamento, em outubro de 2024, já conta com mais de 1.200 unidades operacionais em diversos países. Estamos confiantes de que essa parceria resultará em novas soluções para o mercado brasileiro, com forte participação da nossa equipe de P&D”.

Conheça o Curso de Projeto de Armazenamento de Energia em Baterias

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.