Caros leitores,
Nesta edição, a Revista Canal Solar completa 2 anos de vida. Desde nossa primeira edição, publicada em dezembro de 2020, estamos firmes em nosso propósito de apresentar conteúdos relevantes e atuais aos leitores, em um formato moderno e de fácil leitura em dispositivos móveis. Nesta edição apresentamos uma retrospectiva dos fatos que marcaram o setor de energia solar no ano de 2022. Em janeiro entrou em vigência a lei federal Nº 14.300, que ficou conhecida como o Marco Legal da geração distribuída (GD), com mudanças significativas, sobretudo no sistema de compensação de energia elétrica.
Também neste ano foi publicada a portaria Nº 140 do Inmetro, que trouxe uma maior clareza sobre os requisitos de teste e certificação para os inversores híbridos e sistemas de armazenamento – um segmento que tende a crescer muito nos próximos anos. Além de tudo, neste ano de 2022 completamos 10 anos da resolução 482/2012 da ANEEL, tivemos mais uma vez uma Intersolar South America com recorde de público, e tivemos a realização do primeiro Congresso do Canal Solar – o Canal Conecta – realizado no mês de novembro em Campinas-SP.
Nesta edição apresentamos uma seleção com os três artigos mais lidos do site Canal Solar, além de três artigos técnicos inéditos, abordando os assuntos do fator de potência dos sistemas fotovoltaicos e a medição do albedo nas usinas solares. Destacando um outro segmento que está despontando no Brasil e no mundo, o dos veículos elétricos, nesta edição o jornalista Rubens Morelli, do Canal VE, apresenta informações sobre a elevada carga tributária que incide sobre os carros elétricos no mercado nacional.
Foi um ano muito intenso, com muitos acontecimentos positivos e também negativos para o mercado de energia solar, mas que sobretudo, nos fizeram mais fortes e prontos para tudo o que teremos pela frente. Agradecemos por você estar sempre nos acompanhando e desejamos um bom final de ano e um excelente ano de 2023.
Boa leitura!