A instalação de um sistema de energia solar no estacionamento do Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá (MT), foi recém-concluída e representa uma das principais entregas da reforma que está em andamento no local.
Com a nova estrutura, o terminal passa a ser energeticamente autossuficiente, gerando 100% da energia consumida nas áreas operacionais e administrativas. Ao todo, 285 painéis fotovoltaicos foram instalados sobre uma estrutura metálica que cobre cerca de 800 m² no estacionamento.
Além de fornecer até 158 kWp de energia limpa, a cobertura oferece sombra e conforto térmico para passageiros e veículos. O sistema abastece toda a infraestrutura interna relacionada à iluminação, climatização, sonorização e monitoramento, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis.
Os espaços comerciais (locações) seguem com fornecimento de energia convencional. A modernização é acompanhada pela Ager-MT (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso), responsável por fiscalizar o contrato de concessão da rodoviária.
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o investimento está alinhado aos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) previstos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), com foco em energia limpa e acessível e na redução dos impactos ambientais.
Atualmente, Cuiabá (MT) é o segundo município com maior potência instalada em geração solar distribuída do Brasil, com mais de 438 MW, ficando atrás apenas de Brasília (DF), que registra 513 MW, segundo dados atualizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta segunda-feira (21). A capital mato-grossense também contabiliza quase 48 mil instalações solares.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.