A GreenYellow, multinacional francesa que conta com diversos projetos de energia renovável pelo mundo, anunciou a sua primeira usina com sistema de armazenamento (BESS, Battery Energy Storage System) no Brasil. A solução será implantada no Civil Towers, um dos edifícios corporativos mais modernos de Salvador (BA).
O contrato, que deve trazer uma redução de 15% a 20% na conta de energia elétrica do empreendimento, foi viabilizado em parceria com a 3P Energia, que atua no desenvolvimento e na implantação de soluções em geração, transmissão, distribuição e armazenamento de energia.
O sistema, com 215 kWh de armazenamento e 108 kW de potência, será operado no modelo load shifting, que consiste em armazenar energia em horários fora de ponta, quando a tarifa é mais baixa, para utilizá-la nos horários de pico, quando o custo da energia é mais elevado.
“O principal benefício está na arbitragem local da energia, que permite gerenciar melhor o consumo nos horários mais caros. Em cidades como Salvador, onde o custo no horário de ponta é elevado, a tecnologia ajuda a mitigar esse impacto de forma inteligente, sustentável e financeiramente viável”, explica Giovanni Milani, Head Comercial de BESS da GreenYellow.
Na Bahia, a tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD) pode superar os R$ 3.200,00/MWh no horário de pico — uma das mais altas do país. Com a operação no modelo load shifting, o sistema armazenará energia nos períodos em que a tarifa é mais baixa, liberando-a nas horas de maior demanda. Além do armazenamento com controle de demanda, o projeto inclui 42 kWp em módulos fotovoltaicos e um inversor de 30 kW AC.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.