Um sistema de armazenamento de energia está transformando a realidade energética de uma ilha privada em Araioses, no Maranhão. Desenvolvido e instalado pela ION Energia, a solução híbrida foi pensado para fornecer eletricidade limpa e confiável para toda a infraestrutura local – que inclui bangalôs, lavanderia, cozinha industrial e dormitórios para colaboradores.
Com um projeto que já contempla a expansão para áreas voltadas à hotelaria, o empreendimento combina tecnologia de ponta e uma arquitetura inteligente, garantindo eficiência energética mesmo em um ambiente isolado.
No total, a solução é composta por 9 inversores/carregadores Victron Energy Quattro 48/10000, que juntos entregam 90 kVA de potência, com capacidade de expansão para 120 kVA.
A instalação conta ainda com 21 baterias BYD B-BOX Pro 15.4 kWh, totalizando 323,4 kWh de armazenamento – número que pode mais que dobrar futuramente, já que a infraestrutura prevê espaço para mais 19 baterias.
Na geração solar, foram utilizados 300 módulos de 550 Wp, instalados sobre estruturas especiais de alumínio, somando 165 kWp de potência. O sistema também integra dois inversores Fronius Eco 27.0 para injeção em CA e cinco controladores de carga Victron SmartSolar, com estrutura dimensionada para até 12 unidades.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, como backup, um gerador Stemac a combustão de 125 kVA garante o fornecimento em situações emergenciais.
“A Victron Energy é uma empresa líder em soluções de energia renovável e armazenamento de energia, e seu papel é fundamental para fornecer confiabilidade, segurança e retorno do investimento para nossos clientes”, destacou Edimar Prumucena, gerente nacional de Vendas da Victron no Brasil.
Solução completa e conectada
Além da instalação dos equipamentos, a ION Energia foi responsável por todo o escopo do projeto – desde o estudo de cargas e logística de transporte dos componentes por balsa, até a construção das salas técnicas em alvenaria e das caixas de passagem, que exigiram lançamento de cabos a 300 metros da usina.
Todo o sistema é monitorado em tempo real pela plataforma Victron Remote Management (VRM), que visa garantir visibilidade, controle e eficiência operacional mesmo à distância.
Equipe técnica envolvida
O projeto foi desenvolvido pela engenheira projetista Joice Cleto, que também coordenou a gestão da instalação. No campo, o engenheiro Gustavo Rocha atuou na execução técnica, enquanto o engenheiro Paulo Baraldi assumiu a responsabilidade técnica geral da obra.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.