Com o aumento das falhas no fornecimento de energia no Brasil, que expõem as fragilidades do SIN (Sistema Elétrico Nacional), setores como indústria, comércio, saúde e agronegócio têm enfrentado prejuízos significativos.
Diante dessa realidade, a SolaX Power apresenta ao mercado o Nexus Zero, desenvolvido para atuar como um gabinete de comutação e gerenciamento, garantindo a continuidade do fornecimento de energia mesmo durante quedas ou oscilações na rede elétrica. Com tempo de transferência de 0 milissegundos, o sistema assegura um fornecimento ininterrupto.
Segundo Marcelo Nindicker, Gerente de Tecnologia e engenheiro da SolaX Power responsável, o equipamento pode garantir energia contínua sem oscilação, o que é crucial para setores que não podem sofrer interrupções, como a indústria e serviços essenciais.
“O Nexus Zero assegura o fornecimento de energia contínuo, sem piscar a luz, o que é crucial para indústrias e demais serviços essenciais, por exemplo. Essa continuidade no fornecimento também protege os componentes elétricos contra danos externos”, explica Marcelo Niendicker, Gerente de Tecnologia e Engenheiro da SolaX Power.
Características Técnicas
O Nexus Zero conta com um EMS (Sistema de Gerenciamento de Energia) integrado, responsável por otimizar o fluxo de energia e gerenciar os ciclos de carga e descarga das baterias.
A empresa destaca ainda que essa tecnologia proporciona maior estabilidade, especialmente em situações de instabilidade ou oscilação na rede elétrica, garantindo que a energia fornecida seja sempre confiável.
Disponível em modelos de até 1,25 MW, o Nexus Zero pode ser operado em paralelo, atendendo a demandas maiores e tornando-se ideal para setores industriais, comerciais e agrícolas que exigem fornecimento constante para manter suas operações em funcionamento.
Ainda de acordo com a SolaX, outro diferencial do Nexus Zero é a classificação IP55, que protege o equipamento contra poeira e jatos de água de baixa pressão, tornando-o apto para operar em ambientes severos, como aqueles encontrados no agronegócio e em outras indústrias com condições adversas.
Além disso, a solução foi desenvolvida para redes trifásicas de 380/220V, sendo compatível com as principais configurações elétricas do mercado brasileiro.
O produto também integra automaticamente baterias, energia fotovoltaica (opcional) e geradores a diesel, oferecendo uma solução completa para garantir o fornecimento contínuo de energia, mesmo em caso de falhas na rede elétrica.
De acordo com Neindicker, o sistema ainda possui proteções e funcionalidades de gestão embutidas, como o SPD (dispositivo de proteção contra picos de tensão), monitoramento ambiental e lógica de microrrede, que otimizam a operação e aumentam a durabilidade do equipamento.
Outro ponto mencionado pelo engenheiro é a economia proporcionada. “É possível programar o uso da bateria em horários com tarifa mais elevada”, conclui.
Sobre a SolaX Power
Fundada em 2012, a SolaX Power é uma das principais fornecedoras globais de soluções solares e de armazenamento.
Atualmente, possui capital aberto na Bolsa de Valores de Xangai e é uma das fabricantes pioneiras de inversores híbridos na Ásia, a SolaX Power, caminhando para a sua quinta geração de inversores híbridos.
Além disso, conta com mais de 3.000 funcionários em todo o mundo, 100 patentes globais e mais de 1.100 certificações de mercado.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.