A demanda por segurança energética tem crescido entre residências de alto padrão, impulsionada pela instabilidade da rede elétrica e pelo aumento das tarifas. Nesse cenário, soluções híbridas com armazenamento ganham protagonismo por oferecer autonomia e operação contínua mesmo em quedas de energia.
O mais recente exemplo dessa tendência é o sistema fotovoltaico instalado na casa do ex-jogador e comentarista Denílson Show e da atriz Luciele Camargo, em São Paulo (SP). O projeto une inversores híbridos e on-grid da Solis, assegurando redundância energética e eficiência na gestão da geração e do consumo.
A instalação foi realizada em parceria com Adias, Ronma, Secpower e contou com execução da Solplan, reforçando a integração entre fabricantes e empresas especializadas. Segundo a Solis, o objetivo foi garantir que a residência operasse de forma estável “mesmo diante de oscilações externas”, destacando que “a autonomia energética deixou de ser benefício e passou a ser necessidade em muitos projetos residenciais.”
Desafio técnico: confiabilidade em cargas críticas
O projeto exigia uma solução que superasse as limitações de um sistema on-grid convencional. Localizada em uma região sujeita a oscilações de fornecimento, a residência necessitava de um sistema capaz de:
- Gerenciar altas cargas de consumo típicas de uma residência de alto padrão;
- Fornecer backup instantâneo para cargas prioritárias, eliminando a percepção de “queda de luz”;
- Reduzir o custo com energia elétrica da residência.

Para atender a esses requisitos, a engenharia do projeto optou por uma instalação mista, utilizando dois inversores da linha S6 da Solis, reconhecidos globalmente por sua robustez e capacidade de gerenciamento de energia.
Segundo a Solis, o inversor Híbrido S6-EH1P5K-L-PLUS atua como o gerenciador central da segurança energética da residência. “Sua tecnologia permite a comutação automática para o modo de backup em até 10 milissegundos, garantindo que equipamentos sensíveis e essenciais continuem operando sem interrupção. Além disso, o modelo oferece compatibilidade com uma grande lista de baterias de lítio de baixa tensão de diversos fabricantes”, informou a fabricante.
Já o inversor On-Grid S6-GR1P10K02 ao trabalhar em conjunto com o inversor híbrido, maximiza a captação de energia solar para o abatimento do consumo diário, através da redução drástica da fatura de energia.
“A opção pela configuração mista, com a utilização de dois inversores, foi adotada em razão de o inversor híbrido de 5 kW ser capaz de suprir as cargas críticas da residência em modo de backup, enquanto o inversor on-grid opera em conjunto, contribuindo para a geração de energia destinada à compensação do consumo da rede elétrica.” avalia a equipe técnica da Solis.
Armazenamento e autonomia
O sistema de armazenamento (BESS) foi dimensionado com duas baterias 51,2v de Lítio Ferro Fosfato (LFP) modelo SPLFP LVT da parceira Sec Power. O banco de baterias, totalizando 10,24 kWh, foi configurado para sustentar a autonomia das cargas prioritárias por até 6 horas em casos de falha crítica da concessionária.
A integração perfeita entre o inversor Solis e o BMS (Battery Management System) das baterias assegura uma vida útil prolongada aos componentes e segurança total contra sobrecargas.
A Solis reafirma seu compromisso em continuar impulsionando a transição global para energias renováveis, fornecendo tecnologias avançadas que contribuam para um futuro mais sustentável.
Diferencial técnico
Os inversores híbridos da Solis incorporam uma arquitetura avançada, projetada para garantir desempenho superior em aplicações residenciais e comerciais.
Entre seus principais atributos, destacam-se a capacidade de operar com 100% de overload, a corrente de entrada de até 21 A, permitindo compatibilidade com módulos fotovoltaicos de última geração, e a presença da Smart Port, que possibilita integração flexível com geradores, um segundo circuito de backup ou o acoplamento com inversores on-grid.
O equipamento também oferece tempo de comutação ultrarrápido, entre 4 e 10 milissegundos, assegurando proteção total contra microinterrupções. Além disso, sua ampla compatibilidade com bancos de baterias de baixa tensão e a capacidade de fornecer 200% de potência em modo backup por até 10 segundos tornam o sistema especialmente adequado para cargas indutivas e demandas críticas.
Sobre a Solis
Fundada em 2005, a Ginlong (Solis) Technologies é uma das maiores e mais experientes fabricantes de inversores fotovoltaicos de string. Sob a marca Solis, o portfólio da empresa utiliza tecnologia inovadora de inversores para oferecer confiabilidade de primeira classe, validada pelas certificações internacionais mais exigentes.
Com uma cadeia de suprimentos global, P&D de nível mundial e capacidades avançadas de fabricação, a Ginlong otimiza seus inversores para cada mercado regional, oferecendo suporte a seus clientes com uma equipe de especialistas locais. Para mais informações, visite https://www.solisinverters.com/br
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
