A TCL Solar, braço de energias renováveis da gigante global de tecnologia TCL que está presente no Brasil há 10 anos, anunciou oficialmente sua chegada ao mercado brasileiro durante o evento de lançamento da marca no país. Com soluções fotovoltaicas inovadoras e uma estratégia voltada para transição energética na América Latina, a empresa visa redefinir os padrões do setor na região.
A entrada da companhia no país marca um novo capítulo na estratégia de energia limpa da TCL, que soma mais de 40 anos de experiência industrial. A empresa enfatizou que combina capacidade de P&D (pesquisa e desenvolvimento), excelência fabril e uma cadeia global de suprimentos robusta para oferecer produtos de alto desempenho.
Um dos destaques é a recente aquisição da SunPower, uma das referências mundiais em tecnologia Back Contact (BC), com mais de 1.600 patentes relacionadas. A incorporação da companhia em 2025 fortaleceu ainda mais a atuação da TCL Solar, permitindo avanços significativos na eficiência e confiabilidade das soluções oferecidas ao mercado global.
Eficiência superior e durabilidade para climas extremos
Com eficiência de conversão superior a 24,8%, os módulos da TCL Solar oferecem, de acordo com a empresa, o menor LCOE para aplicações residenciais, comerciais e de utility-scale.
As linhas BC Series e TOPCon Series foram desenvolvidas com foco nas demandas específicas da América Latina, apresentando resistência à névoa salina, proteção anti-PID e garantias de produto de 15 anos e de potência linear de até 30 anos.
“Não estamos apenas vendendo módulos, estamos impulsionando o futuro sustentável da América Latina. Este é o início de uma nova era para a TCL Solar. Vamos atender todas as necessidades de produto e serviço dos clientes latino-americanos, promovendo parcerias duradouras e sustentáveis,” destacou Frank Zhang, gerente-geral da TCL Solar para as regiões APAC e LATAM.
Presença local e portfólio diversificado para o Brasil
Segundo Luiz Sobreira, country manager da TCL Solar no Brasil, a empresa contará com um portfólio completo, incluindo módulos half-cell, TOPCon e, futuramente, módulos com tecnologia Back Contact e shingle. “A TCL já tem uma forte presença global e é hoje a número 2 em vendas de TVs no mundo e também no Brasil”.
“O que muita gente ainda não sabe é que a empresa já atua há bastante tempo na cadeia produtiva dos módulos, sendo um dos maiores fabricantes globais de wafers”, explicou Rafael Chagas, gerente de Vendas da TCL Solar.
Segundo ele, a fabricação dos painéis começou no segundo semestre de 2024, com a proposta de aplicar a expertise consolidada da marca no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor solar.
“O Back Contact vem ganhando escala e já apresenta um custo mais competitivo. Para projetos centralizados, em especial, é uma tecnologia que entrega alta eficiência e tende a ser muito valorizada por investidores”, acrescentou Diego Ribeiro, gerente técnico da TCL Solar.
Além disso, a empresa oferece módulos com potências que vão de 600 W, voltados para o mercado residencial, até 735 W para grandes projetos, atendendo diferentes aplicações como telhados, solo e trackers.
Compromisso com o longo prazo
Um dos diferenciais da marca, conforme o executivo, é o suporte local estruturado desde o início da operação brasileira. “Diferente de muitos novos entrantes no setor, que chegam apenas com a marca e vendas feitas da China, a TCL está com um time comercial e técnico aqui no Brasil. Nossa meta é construir uma trajetória sólida, com suporte completo ao cliente e uma relação de longo prazo com o mercado brasileiro”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.