TCU cobra ANEEL por falta de fiscalização as distribuidoras

Tribunal aponta que a Agência estaria permitindo que concessionárias utilizem a GD para comercializar energia
TCU cobra explicações da ANEEL por falta de fiscalização as distribuidoras
Plenário determinou que a ANEEL apresente plano de ação para melhorar a fiscalização. Foto: Flickr/TCU

Na sessão plenária desta quarta-feira (24), o TCU (Tribunal de Contas da União) analisou representação sobre uma eventual omissão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na fiscalização das atividades de MMGD (micro e minigeração distribuída) de energia elétrica. O relator do processo é o ministro Antonio Anastasia.

O relatório da unidade técnica do TCU aponta indícios de que a ANEEL não está exercendo adequadamente suas competências, permitindo que empresas, inclusive ligadas a distribuidoras de energia elétrica, utilizem a geração distribuída para, na prática, vender energia elétrica. 

Segundo o TCU, isso seria uma violação da Lei 14.300/2022, que estipula que a energia produzida deve ser para consumo próprio e não para comercialização.

“Nesse cenário, concluiu-se pela necessidade de a ANEEL realizar fiscalização para identificar e atuar em casos de comercialização ilegal de energia, bem como aprimorar a regulação para coibir práticas que se caracterizem como venda de energia, de créditos de energia ou de excedentes de energia no âmbito da MMGD”, observou o ministro-relator em seu voto.

Antonio Anastasia, ministro do TCU. Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Determinações

O Plenário do TCU determinou que a ANEEL apresente, no prazo de 60 dias, plano de ação para melhorar a fiscalização e a regulação da GD.

A Agência também deve concluir, em até 90 dias, processo de coleta de informações, diagnóstico e avaliação da necessidade de aprimoramentos nos normativos relacionados à Lei 14.300/2021.

A unidade do TCU que atuou no processo foi a AudElétrica (Unidade de Auditoria Especializada em Energia Elétrica e Nuclear), vinculada à SecexEnergia (Secretaria de Controle Externo de Energia e Comunicações). 

O Canal Solar entrou em contato com a ANEEL e aguarda um posicionamento da Agência com relação ao tema.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal