Linha de transmissão e termelétricas são focos do ONS no período seco

Operador também apresentou uma atualização das projeções de atendimento energético até dezembro de 2025
Canal Solar - Linha de transmissão e termelétricas são focos do ONS no período seco
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) reforçou, durante a reunião ordinária do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) realizada nesta semana, a necessidade de medidas adicionais para garantir o fornecimento de energia durante o período seco.

Entre as ações recomendadas, está a antecipação da entrada em operação da Linha de Transmissão de 500 kV Terminal Rio–Lagos, atualmente prevista para outubro de 2025. O Operador também sugeriu o acionamento de ao menos duas usinas termelétricas, com destaque para o despacho de térmicas a GNL mesmo sem a exigência de antecedência mínima de 60 dias.

Durante o encontro, foi deliberado que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) deve tomar as providências necessárias para viabilizar o uso das usinas termelétricas Luiz Oscar Rodrigues de Melo e Porto do Sergipe I, de forma a oferecer flexibilidade operativa nos horários de maior demanda do sistema.

“Uma vez que esteja viabilizado o despacho das térmicas Luiz Oscar Rodrigues de Melo e Porto do Sergipe I, ganharemos mais flexibilidade na operação”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Condições hidrológicas e projeções para 2025

O ONS também apresentou uma atualização das projeções de atendimento energético até dezembro de 2025. Segundo o órgão, os dados mais recentes indicam melhora nos indicadores hidroenergéticos da região Sul, com expectativa de armazenamentos mais favoráveis ao longo do período seco.

Apesar do cenário positivo no Sul, foi informado que as defluências nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera deverão se manter próximas dos valores mínimos operacionais, sendo elevadas apenas se houver necessidade de reforço de potência ao sistema ao longo dos próximos meses.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.